A Câmara de Florianópolis aprovou, na sessão desta segunda-feira (15), o projeto de lei que proíbe a “reprodução sonora” de aparelhos celulares, caixas de som, alto-falantes ou qualquer fonte geradora de ruído em ônibus do transporte coletivo. Segundo o autor, vereador Ricardo Pastrana (PSD), o objetivo da medida é “garantir o conforto, a tranquilidade e o bem-estar dos passageiros”. O som alto durante as viagens, de acordo com ele, “tem se tornado uma fonte significativa de desconforto para outros passageiros, perturbando a paz e a convivência dentro dos veículos”.

O projeto que trata sobre o estacionamento rotativo em Florianópolis começou a ser discutido no plenário da Câmara de Florianópolis na sessão desta segunda-feira (15). Por conta do horário regimental, e dos cinco vereadores que ainda estavam registrados para comentar sobre a proposta, não deu tempo para votação. O debate continua nesta terça-feira. Oposição e base do governo destacaram a importância da retomada do serviço, suspenso por decisão judicial desde o início de 2024, e apontaram lacunas no texto. Na semana passada, em conversa com a coluna, o prefeito Topázio Neto (PSD), disse que o projeto será sancionado “rapidamente”, tão logo seja aprovado pelo Legislativo, e que em seguida vai lançar o edital do contrato de concessão do sistema. Foto: Fabio Gadotti
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) promove, nesta quarta-feira (17), o11º Seminário de Sustentabilidade Ambiental. O encontro tem como tema central o papel da engenharia na busca de soluções para a destinação adequada de resíduos. “Nosso objetivo é capacitar e inspirar profissionais a atuarem de forma estratégica na gestão de resíduos. O evento consolida-se como um espaço de troca de conhecimento técnico e de busca por soluções aplicáveis à realidade catarinense”, afirma o presidente do CREA-SC, engenheiro Kita Xavier. O evento será no auditório da sede do Conselho, em Florianópolis, com transmissão ao vivo pelo canal do CREA-SC no YouTube.
A MORTE E A DONZELA – A Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) apresenta em Florianópolis, no próximo dia 24, o concerto “A morte e a donzela”. No repertório do espetáculo, às 20h no Centro Integrado de Cultura, obras de Schubert, Saint-Saëns e Wagner, além de performance da atriz Catherine Fontoura. Os ingressos já estão à venda na plataforma Pensanoevento.
PLANEJAMENTO URBANO – A prefeitura de Florianópolis prorrogou até 3 de outubro a consulta pública sobre o estudo de delimitação dos bairros. O objetivo é averiguar se os estudos técnicos, contemplam a realidade dos moradores, para entender como melhorar a infraestrutura de cada local.