DNIT conclui revitalização de 128 quilômetros da BR-280/SC, no Planalto Norte catarinense

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) finalizou os serviços de revitalização da BR-280/SC, no Planalto Norte de Santa Catarina. Ao todo, foram recuperados 128 quilômetros da rodovia federal, contemplando os municípios de Mafra, Três Barras, Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Irineópolis e Porto União, entre o km 178 e o km 306. O investimento do Governo Federal foi de aproximadamente R$ 275 milhões, com recursos do Novo PAC.

BR-280/SC

BR-280/SC

As obras incluíram a recuperação das pistas e acostamentos, implantação de sinalização horizontal em todo o segmento, execução de melhorias de acessos e drenagem, além da conservação e manutenção rotineiras, como limpeza da pista, supressão vegetal e recuperação de guarda-corpos de pontes.

Principais intervenções – Para ampliar a segurança viária e organizar o fluxo de tráfego, foram implantadas interseções em pontos estratégicos: três em Mafra — nos trevos do Cemitério (km 186), do Butiá do Bráz (km 187) e da Bela Vista (km 190) — e uma em Irineópolis, no Trevo do Susto (km 275).

BR-280/SC

BR-280/SC

Também foram construídas terceiras faixas em cinco trechos da rodovia, localizados entre o km 180 e o km 195, proporcionando maior fluidez ao tráfego.

CDom o objetivo de reduzir os impactos de enchentes e evitar alagamentos, dois segmentos da BR-280/SC receberam obras de elevação da pista, localizados no km 268 e no km 299.

BR-280/SC

BR-280/SC

Importância – A BR-280/SC é um dos principais corredores logísticos de Santa Catarina, interligando o Planalto Norte e o Norte do estado. A região é referência em diversos setores produtivos, como o moveleiro, de motores elétricos, papel, agronegócio e têxtil, desempenhando papel estratégico para a economia catarinense e nacional.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit