Em meio à promessa de desativação feita pelo governador Jorginho Mello (PL), o prédio da penitenciária que deu origem ao Complexo Prisional da Agronômica, em Florianópolis, completou 95 anos no último domingo, dia 21 de setembro. Criada em 1930, à época como Penitenciária da Pedra Grande, a instalação é um marco na história catarinense.

Mais do que um espaço físico, representa parte da trajetória da segurança pública e da evolução do sistema prisional catarinense ao longo de quase um século. Entre seus muros, não estão apenas grades: está guardada a memória viva de uma época que ajudou a moldar a história de Santa Catarina.
O prédio original da penitenciária, aniversariante, é tombado – o que vai garantir que a memória permaneça após a prometida desativação do Complexo Prisional. O governador Jorginho Mello promete demolir ainda neste mandato a construção que abriga atualmente o Hospital de Custódia, cujo encerramento das atividades foi determinado pelo Conselho Nacional de Justiça.
Nos planos do governador, está a transformação da estrutura na Cidade da Cultural. O sonho de Jorginho é instalar no local uma estátua de Santa Catarina. Enquanto isso, fica o registro histórico dos 95 anos da antiga Penitenciária Pedra Grande nas fotos a seguir, cedidas pela Secretaria do Estado de Justiça e Reintegração.









