Às vésperas dos 100 anos, Corpo de Bombeiros Militar planeja nova sede em Florianópolis

O Corpo de Bombeiros Militar de SC, que completa 99 anos nesta sexta-feira (26), está na contagem regressiva para as comemorações do centenário que começam em janeiro – quando será lançada oficialmente a programação. A corporação prevê uma identidade visual alusiva aos 100 anos, a criação de uma moeda e inauguração de um monumento na “praça dos bombeiros”.

Também será assinada em 2026 a ordem de serviço para a construção da sede do comando geral, na Trindade. “Vai ser um complexo que vai reunir um quartel operacional, a nossa atividade de ensino, treinamento e formação, além do comando geral, com as estruturas administrativas”, explica o coronel Fabiano de Souza, comandante do CBMSC, que hoje despacha no prédio da Secretaria da Segurança Pública, na avenida Ivo Silveira.

CONFIRA IMAGENS INICIAIS DO PROJETO DO NOVO COMANDO GERAL

Além de facilitar o dia-a-dia da instituição – com a centralização de toda a estrutura administrativa no mesmo prédio -, a mudança vai liberar a estrutura da SSP para órgãos que hoje precisam pagar aluguel. O projeto da construção está sendo feito pela Secretaria de Estado da Infraestrutura. Segundo o comandante, a contratação, com base na nova lei de licitações, deve ser na “modalidade integrada, ou seja a empresa vencedora da licitação executa o projeto e a obra”. O prazo de construção será em torno de dois anos.

Será mantido, é claro, o quartel operacional que funciona ao lado do Comando Geral da Polícia Militar, na praça Getúlio Vargas, que foi a unidade de bombeiros em Santa Catarina. Há, inclusive, um projeto para fazer o resgate histórico da fachada.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing