A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Esgoto da Câmara de Blumenau realizou reunião na tarde desta quinta-feira (25), na Sala das Comissões. O presidente da comissão, vereador Diego Nasato (NOVO) anunciou a contratação da empresa MFC Avaliação e Gestão de Ativos Ltda para realizar a consultoria e revisão tarifária do contrato de concessão do esgotamento sanitário, no valor de R$ 313,6 mil, com entrega do relatório final até 3 de dezembro. O estudo deverá esclarecer pontos técnicos sobre a tarifa e embasar decisões futuras do município.

Ficou definido que a próxima oitiva será do ex-prefeito Napoleão Bernardes, prevista para sexta-feira, 03 de outubro, às 14h. Sendo assim, não haverá reunião da CPI do Esgoto na terça-feira, dia 30 de setembro. A escolha busca manter a linha cronológica dos fatos, considerando o quarto termo aditivo firmado em sua gestão.
Também foram aprovadas as convocações de técnicos da Agir e do Samae para as próximas terças-feiras. No dia 7 de outubro, às 10h, será ouvido o economista da Agir, Ademir Manoel Gonçalves, e às 11h a assessora jurídica da agência, Maria de Fátima Martins.
Já no dia 14 de outubro, às 10h, será a vez do assessor jurídico da Agir, Luciano Gabriel Henning, seguido, às 11h, por Leandro Henrique de Souza, presidente da Comissão de Acompanhamento do Contrato de Concessão do Samae.
A comissão também discutiu a necessidade de prorrogar o prazo de funcionamento da CPI – que depende da aprovação do plenário – para garantir que o relatório final incorpore os resultados da consultoria. Além disso, foram registradas novas respostas do Executivo e do Samae a ofícios encaminhados anteriormente.