A deputada federal Geovânia de Sá (PSDB) confirmou que sua migração para o Republicanos é o “caminho” natural para seu projeto político. A declaração, feita pela primeira vez de forma tão direta, ocorreu durante entrevista à Rádio Litoral no último sábado, com minha participação no programa apresentado pelo radialista José Luiz Tancredo.
A parlamentar confirmou que o convite partiu do presidente nacional da sigla, Marcos Pereira, e foi articulado com o apoio do governador Jorginho Mello (PL). Questionada sobre o que faltava para o anúncio oficial, Geovânia foi enfática ao afirmar que o Republicanos é “o partido que tem abertas as portas e que tem a viabilidade da minha reeleição”.
A deputada destacou a importância de analisar a nominata partidária, ou seja, o conjunto de candidatos, como um fator decisivo para o sucesso eleitoral, algo que, segundo ela, fez falta em eleições anteriores.
Para ilustrar a importância de uma chapa competitiva, a parlamentar citou o exemplo das eleições de 2022, quando faltaram nomes para a nominata formada por PSDB e Cidadania garantirem as cadeiras dela e de Carmen Zanotto (Cidadania) para a Câmara dos Deputados – mais 190 votos e ambas teriam sido eleitas.
Movimentação tem articulação de Jorginho
Geovânia ficou na primeira suplência e efetivou-se em janeiro deste ano, quando Carmen assumiu a prefeitura de Lages após a vitória nas eleições de 2024. Na entrevista, a ainda tucana brincou que ambas deve se reencontrar no Republicanos e antecipou que a filiação da prefeita está prevista para dia 24 de outubro.
A movimentação de Geovânia de Sá e de Carmen Zanotto para a mesma legenda, consolida um novo arranjo na base de apoio ao governador Jorginho Mello no Congresso Nacional, fortalecendo o Republicanos como uma sigla de peso no estado. Em 2024, foi uma articulação do governador que levou o deputado federal Jorge Goetten, eleito pelo PL, para a presidência estadual do Republicanos.