Quinto Constitucional segue com uma mulher na disputa pela vaga de desembargador do TJSC

Atualmente a Corte catarinense conta com 17 desembargadoras, sendo três do Quinto Constitucional

A lista sêxtupla eleita na última segunda-feira, 6, pela advocacia catarinense para a vaga de desembargador do Quinto Constitucional, do Tribunal de Justiça (TJSC), apresenta o nome de uma única mulher, Giane Bello. A advogada chega pela segunda vez entre os seis favoritos para o cargo.

Em um universo em que 82% dos magistrados são homens e no qual as duas últimas vagas do Quinto Constitucional tiveram mulheres indicadas, Fernanda Sell pela Ordem dos Advogados (OAB/SC) e Gladys Afonso pelo Ministério Público (MP), Giane encara diversos desafios na promoção da representatividade feminina e na busca pela aprovação de sua candidatura.

Ao seu lado na lista sêxtupla, concorrem nomes de peso da OAB catarinense. Márcio Vicari, Willian Quadros, Ivan Naatz, Mauri Nascimento e Giovanni de Lima, prometem uma campanha equilibrada junto aos 94 desembargadores do TJSC, na eleição da lista tríplice que será levada ao governador Jorginho Mello para a indicação de um nome.

“É um privilégio estar participando dessa segunda etapa, uma etapa com candidatos de altíssimo nível, concorrendo com colegas de altíssima respeitabilidade. E sendo a única mulher, a responsabilidade aumenta”, destaca a advogada.

Giane conquistou o voto de 1586 advogados na eleição da última segunda-feira. O mais votado foi o ex-procurador do Estado, Márcio Vicari com 3.487, seguido por Willian Quadros (2.452 votos), pelo deputado estadual Ivan Naatz (2246), por Mauri Nascimento (2.181) e por Giovanni de Lima (1641).

Mulheres no TJSC

Das 17 desembargadoras da Corte estadual, somente três são provenientes do Quinto Constitucional. Além de Fernanda Sell e Gladys Afonso, Vera Lúcia Ferreira Copetti foi indicada pelo MP/SC.

Na busca por aumentar o número de mulheres desembargadoras no estado, desde janeiro de 2024 e até alcançar a proporção mínima de 40, as vagas pelo critério de merecimento passaram a ser preenchidas, de forma alternada, por meio de dois tipos de edital: um exclusivo para mulheres e outro misto, com participação de juízes e juízas. Com essa medida, Eliza Strapazzon e Érica Lourenço Ferreira foram escolhidas por merecimento, em vaga destinada às mulheres.

Veja a lista completa com os nomes das desembargadoras do TJSC

Maria do Rocio Luz Santa Ritta
Soraya Nunes Lins
Denise Volpato
Vera Lúcia Ferreira Copetti
Janice Goulart Garcia Ubialli, 3º Vice-Presidente
Cláudia Lambert de Faria
Cinthia Beatriz da Silva Bittencourt Schaefer
Rosane Portella Wolff
Denise de Souza Luiz Francoski
Hildemar Meneguzzi de Carvalho
Haidée Denise Grin
Bettina Maria Maresch de Moura
Ana Lia Moura Lisboa Carneiro
Fernanda Sell de Souto Goulart Fernandes
Érica Lourenço de Lima Ferreira
Gladys Afonso
Eliza Maria Strapazzon

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.