Projeto prevê que apenas sexo biológico seja critério para competições em Florianópolis

Projeto de lei apresentado pelo vereador Giliard Torquato (PL) propõe que o sexo biológico seja o único critério para definição do gênero de competidores em partidas esportivas realizadas em Florianópolis. A regra, de acordo com o texto, vale para eventos oficiais, amadores ou profissionais, “promovidas, organizadas ou apoiadas, total ou parcialmente, com recursos públicos municipais”. De acordo com Giliard, “não se trata de uma questão de identidade de gênero, mas sim de garantir condições equitativas de competição, tendo como base fatores biológicos que podem influenciar o desempenho esportivo”.
“A utilização do sexo biológico de nascimento, registrado oficialmente, tem como principal objetivo preservar a integridade das disputas esportivas, evitando que diferenças fisiológicas inerentes a cada sexo comprometam a paridade competitiva”, afirma o vereador. A aprovação da lei, conforme o representante do PL, pretende garantir a “isonomia competitiva e a segurança dos atletas” e não se aplicaria às competições subsidiadas integralmente pela iniciativa privada.

AMEAÇA DE MORTE
O vereador Leonel Camasão (PSol) registrou um boletim de ocorrência e comunicou a presidência da Câmara de Florianópolis sobre uma ameaça de morte recebida pelo Instagram. A mensagem partiu de um morador de Joinville, identificado pelo parlamentar e sua equipe de gabinete. “Não podemos mais permitir a escalada de violência política em nosso estado e país. Esperamos que a justiça seja feita e que este indivíduo seja responsabilizado criminalmente pela grave ameaça”, afirma Camasão. O presidente da Câmara, João Cobalchini (MDB), e o diretório municipal do PSol, manifestaram solidariedade ao vereador.

TRAGÉDIA NA SC-401
O Movimento Floripa Sustentável divulgou um manifesto cobrando “ações preventivas” e revisão urgente da sinalização em obras e intervenções viárias em andamento na cidade. A iniciativa foi motivada pelo trágico acidente ocorrido na SC-401 na manhã de quarta-feira (8), que levou à morte de um motociclista. “Situações como essa reforçam a importância de uma gestão integrada da mobilidade urbana, que priorize a segurança, o planejamento e a responsabilidade compartilhada entre poder público, empresas executoras e sociedade civil”, registra a entidade.

CIDADES PELO CLIMA
Em ato realizado nesta quinta-feira (9), no Arquipélago dos Açores, foi oficializada a entrada de Florianópolis no programa Cidades pelo Clima, que reconhece os desafios globais decorrentes das mudanças climáticas extremas. Participaram da solenidade representantes da prefeitura e da Câmara de Vereadores de Florianópolis, que também prestigiaram a exposição Renda de Bilros, na Casa Museu Cunha da Silveira, no município de Velas. O espaço também registra o histórico de parceria entre as cidades-irmãs. Na foto, o chefe de gabinete Fabio Botelho e a primeira-dama Beatriz Herger entre os vereadores Edinon Manoel da Rosa (União Brasil), o Dinho, e João Paulo Ferreira, o Bericó (PL).

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing