Eleições e projeto defasado podem atrasar obras em rodovia que trava bairro de Florianópolis

A obra de ampliação da rodovia Admar Gonzaga (SC-404), em Florianópolis, corre o risco de começar a sair do papel só em 2027. Uma das preocupações de quem circula diariamente na região do Itacorubi, e enfrentam os transtornos causados pelos congestionamentos, é com as limitações legais de um ano eleitoral.

Além disso, há necessidade de atualização do projeto concluído em 2021, que pode estar defasado. De acordo com o superintendente de planejamento e gestão, Alexandre Schaefer, a Secretaria de Estado da Infraestrutura pediu uma nova contagem de tráfego do trecho com o objetivo de definir eventuais ajustes.

A necessidade de obras no trecho entre o cemitério e a subida do Morro da Lagoa foi discutida na última sexta-feira (10) em audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores. A iniciativa foi dos vereadores Ricardo Pastrana (PSD) e Rafael de Lima (PSD), que vão marcar uma reunião com o secretário estadual de Infraestrutura, Jerry Comper, para pedir que o assunto seja tratado com urgência e agilidade.

Alguns moradores que se manifestaram no Legislativo fizeram um apelo para que o projeto elaborado há quase cinco anos – que prevê mais uma pista e retornos em alguns pontos – sirva de base para o edital de licitação e que, antes disso, intervenções pontuais sejam feitas para melhorar a mobilidade já na temporada 2025/2026.

SUCESSÃO
Em reunião do conselho deliberativo, a Aemflo e CDL de São José elegem, nesta segunda-feira (13), as novas diretorias das instituições para o próximo biênio. A chapa única é liderada pela empresária Cintia Pieri, da Fanatic Uniformes. Atualmente, ela é vice-presidente de Relações Institucionais da CDL-SJ e coordenadora de projetos como o Festival da Primavera e o Conecta 360. A posse festiva da nova diretoria será em 28 de novembro.

VERÃO – A prefeitura de Florianópolis, que divulga na quarta-feira (15) a Operação Verão 25/26, lançou na última sexta o edital de chamamento de vendedores de sorvetes e de sorteio de ambulantes em praias. Quem for contemplado, terá alvará para atuar entre 15 de novembro e 5 de maio.

CITIZENS ACADEMY
Jorge Campos, de Florianópolis, concluiu a Orange County Mayor’s Citizens Academy, programa oficial do governo do condado de Orange, na Flórida (EUA), voltado a aproximar os cidadãos do funcionamento da administração pública local. Ele foi selecionado por seu histórico de atuação comunitária, experiência em comunicação pública e projetos de integração entre brasileiros e americanos naquela região americana. Ao longo de várias semanas, os participantes têm acesso direto a departamentos e lideranças do governo, para conhecer de perto como são tomadas as decisões que impactam áreas como infraestrutura, segurança, meio ambiente, transporte, saúde e planejamento urbano. Na foto, Jorge recebe o certificado pelas mãos do prefeito Jerry L. Demings.

INCÊNDIOS FLORESTAIS
Estudante de Ciência da Computação da UFSC, Ruan Molgero recebeu o prêmio Impacto Sustentável no Hackathon Latam 2025: Quantum for Climate, evento que aconteceu no Uruguai entre os dias 1 e 3 de outubro. Ele foi mentor da equipe que apresentou o projeto Quantum Wildfire Brigade, uma plataforma híbrida desenvolvida para otimizar a previsão e o combate a incêndios florestais. A ferramenta funciona em duas frentes: previsão com Inteligência Artificial (IA) e otimização com computação quântica.

IMPOSTO – O valor do IPTU 2026 de Florianópolis será atualizado pela variação do IPCA dos últimos 12 meses, fechado em 5,17%. O percentual foi divulgado pelo Banco Central na semana passada.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing