A prefeitura de Florianópolis lançou, nesta quarta-feira (15), a Operação Verão 2025/2026, que prevê ações integradas para o período entre 15 de novembro de 2025 e 15 de maio do ano que vem. A estimativa do prefeito Topázio Neto (PSD) é que a capital catarinense receba 3 milhões de turistas no período. Do total, 2,1 milhões vão desembarcar pelo Aeroporto Internacional Hercílio Luz, o terceiro melhor terminal do país, que terá 21 rotas na temporada, sendo 12 internacionais.
Vai ser, por exemplo, o primeiro verão com gestão 100% municipal da Ilha do Campeche, que continuará com limite de 800 visitantes por dia. O acesso será permitido mediante apresentação de um voucher, emitido online ou em pontos oficiais, com fiscalização presencial e por câmeras. Também será a primeira vez que o local terá ambulantes, selecionados por um edital que será publicado pelo município.
Na área da segurança, Topázio destacou o aumento do videomonitorameento na cidade. Ele também anunciou a ampliação da coleta de lixo nos principais balneários, com reforço de 330 pessoas no efetivo para reforçar o trabalho em áreas com maior aumento na geração de resíduos. Sobre mobilidade, o prefeito citou a faixa exclusiva na SC-401 para veículos pesados s ônibus, além da abertura da terceira faixa do morro das madeireiras.
“O setor tecnológico tem maior receita no PIB, mas o turismo tem a maior cadeia produtiva”, enfatizou Topázio. No ano passado, o gasto médio do turista em Florianópolis foi de R$ 9.000,00.