Em Brasília (DF) para participar do 2º Encontro da Rede Nacional de Parlamentares Negras e Negros, a vereadora Vanessa da Rosa (PT) aproveitou a breve passagem, na segunda (13) e na terça-feira (14), para fortalecer laços políticos, trocar experiências e apresentar demandas locais a lideranças nacionais. A parlamentar de Joinville participou do debate sobre a construção de uma nova legislação antirracista e a criação de um fundo para financiar políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial.

A vereadora joinvilense se encontrou com diversas autoridades, especialmente lideranças negras, como a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Macaé Evaristo; as deputadas federais Benedita da Silva (PT-RJ), Dandara Tonantzin (PT-MG), Bruna Rodrigues (PCdoB-RS), Jack Rocha (PT-ES) e Olívia Santana (PCdoB-BA); e o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP); além de deputados estaduais e vereadores de destaque que estão fazendo a diferença na luta antirracista Brasil afora.
“Para fortalecer a agenda antirracista, temos que fortalecer os mandatos já existentes e ampliar as possibilidades para que novas lideranças possam emergir e reduzir esta desigualdade abissal nos parlamentos brasileiros. Somos a maior parte da população, mas ainda muito sub-representados. Na Câmara Federal, pretos e pardos não chegam a 30%, enquanto no Senado somos apenas 17%. Para avançar, temos que discutir as estruturas partidárias e a própria estrutura do poder”, pontuou a vereadora que é a segunda mulher negra eleita à Câmara de Vereadores de Joinville e a segunda deputada estadual eleita ao parlamento catarinense na história.
Durante o encontro, os parlamentares debateram a defenderam a Proposta de Emenda Constitucional 27/2024, conhecida como a PEC da Reparação, que estabelece, na Constituição Federal, um fundo destinado ao financiamento de políticas públicas e projetos voltados à promoção cultural, social, educacional e econômica da população negra. Este fundo será constituído, entre outras fontes, por indenizações a serem cobradas das empresas que, reconhecidamente, lucraram com a escravidão da população negra brasileira.
Na terça-feira, Vanessa da Rosa se encontrou com a deputada federal Ana Paula Lima (PT-SC) e tratou de temas relacionados a Joinville, como a articulação para que o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) passe a ocupar o prédio dos Correios no Centro de Joinville, atualmente desocupado e alvo de vandalismo.
No dia 25 de setembro, a parlamentar petista intermediou uma reunião online entre representantes das duas instituições, que logo se interessaram pela proposta de ocupação do prédio pela instituição de ensino. Na semana seguinte, no dia 30, uma visita ao local animou ainda mais os envolvidos, que encaminharam as tratativas para outras instâncias. Com a divulgação da visita, o plano também ganhou adesão da população, que viu mais oportunidades de ensino para os jovens junto com a revitalização da região central.
“A ocupação do prédio dos Correios pelo IFSC é bastante complexa, pois envolve instituições de ordenamentos jurídicos muito diferentes. Não é uma simples cessão de um patrimônio da União. Por isso mesmo contamos com o reforço da nossa deputada federal e companheira Ana Paula Lima nesta luta tão importante. Ela já encampou a luta e está ajudando nas negociações que interessam às duas instituições e principalmente à população de Joinville, que vai ter neste novo espaço um lugar qualidade para a educação e uma região central revitalizada”, explicou a vereadora, agradecendo o apoio de Ana Paula Lima.