Integrantes do Fórum Parlamentar Catarinense protocolaram um documento no Tribunal de Contas da União (TCU) solicitando que a solução para o trecho do Morro dos Cavalos, na BR-101, seja incorporada ao contrato de concessão do trecho sul, administrado pela CCR. A proposta foi formalizada durante uma reunião com assessores do presidente do TCU, Vital do Rêgo Filho.

O documento, que tem apoio unânime de lideranças políticas, comunitárias e de entidades representativas da Grande Florianópolis e do Sul do estado, é resultado de reuniões realizadas pelo Fórum em Florianópolis e Criciúma. Entre as entidades que apoiam a medida estão a FIESC, FACISC e a FETRANCESC.
A principal justificativa para a mudança é que a inclusão das obras no contrato da CCR, que passa pelo processo de revisão quinquenal, teria um impacto tarifário menor e permitiria uma execução mais rápida. A proposta beneficiaria também o trecho norte, que não sofreria aumento de pedágio e poderia avançar em obras prioritárias em cidades como Porto Belo, Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí e Joinville.
O TCU iniciará agora a análise técnica do documento. Segundo os parlamentares, o ministro Renan Filho (MDB), dos Transportes já manifestou apoio verbal à proposta.
Estiveram em Brasília o coordenador do Fórum, deputado Pedro Uczai (PT), as deputadas Geovania de Sá (PSDB) e Julia Zanatta (PL), os deputados Luiz Fernando Vampiro (MDB), Ricardo Guidi (PL) e Rafael Pezenti (MDB). O senador Esperidião Amin (PP) foi representado por seu chefe de gabinete, Amaro Lucio da Silva.
Pedro Uczai defende obras no Morro dos Cavalos pela CCR
Coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, Pedro Uczai fez a defesa de que o trecho da BR-101 que atravessa o Morro dos Cavalos seja deslocado da Arteris, concessionária da BR-101 Norte – como hoje estabelece contrato.
– A parte Sul não tem outras obras estruturantes. O impacto tarifário no pedágio seria menor e se realizaria com mais rapidez, porque só é a atualização de contrato da parte Sul. A parte Norte também ganharia, porque esta obra não impactaria no pedágio e as obras prioritárias de Porto Belo, Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí, Joinville, enfim, todas esse corredor da BR-101 Norte, poderiam ser realizadas com mais rapidez, com grande prioridade – disse o deputado.
Veja a íntegra da fala: