Construtora de SC apresenta sistema inédito no Brasil de garagens integradas a apartamentos

A construtora e incorporadora Beco Castelo, reconhecida há quase cinco décadas por unir tradição e inovação na construção civil da Grande Florianópolis, acaba de registrar no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) uma patente inédita no país: um sistema de ruas e garagens individuais, acessadas por rampas internas que permitem ao morador estacionar o carro em sua própria unidade, anexa ao apartamento. Nomeado Park Haus, o conceito e a tipologia projetual foram integralmente desenvolvidos pela equipe da construtora de Santa Catarina e são os primeiros do Brasil, segundo o órgão federal.

A inovação foi concebida para valorizar o conforto e a autonomia das pessoas, promovendo segurança, acessibilidade e praticidade no dia a dia. “Nós observamos uma tendência e uma crescente demanda por soluções nas quais é possível acessar a casa com o carro, sem a dependência de equipamentos mecânicos (como elevador veicular), de forma segura e autônoma. São desde famílias que buscam conveniência, praticidade e segurança até pessoas com mobilidade reduzida, por exemplo. Nosso objetivo não é colocar o carro como protagonista, mas sim como um meio de oferecer uma experiência residencial mais humana e integrada — em que o morador tem o controle do tempo, do conforto e do seu espaço”, explica José Castelo Deschamps, sócio-fundador da Beco Castelo e idealizador do projeto.

A novidade foi apresentada nesta terça-feira, 28 de outubro, em um evento exclusivo no Hotel Majestic, em Florianópolis. Foram convidadas 50 lideranças e especialistas da indústria da construção, entre autoridades, representantes de entidades do setor, imprensa e parceiros.

A presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, Patrícia Sarquis Herden, destacou que o sistema é uma inovação importante para o setor. “Eu achei que veria aqui mais um tipo de elevador para veículos. Mas viajei 30 horas desde Seul, na Coréia do Sul, até aqui e conheci aqui uma novidade, um projeto, que redefine mesmo o conceito de morar, que prioriza as pessoas”, elogiou Patrícia.

Para o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), Kita Xavier, o sistema traz o que mais se busca em todos os setores: criar ambientes mais sustentáveis, eficientes e responsivos às necessidades das pessoas. “Falamos tanto em cidades inteligentes, em pensar nos seres humanos. A Beco Castelo coloca isso neste projeto e faz uma excelente entrega para a construção civil”, conclui Kita Xavier.

Segurança e funcionalidade acima de tudo

O Park Haus foi pensado para unir tecnologia e bem-estar. Os veículos, na subida e na descida, utilizam rampas internas com fluxos independentes, assegurando fluidez e segurança. Os acessos até os apartamentos, em cada andar do edifício, são como ruas, permitindo a circulação do ar e garantindo a ventilação e a exaustão adequadas em cada garagem. Os elementos visuais foram inspirados em vias urbanas reais — como faixas de segurança e passeios de pedestres.

O projeto contempla piso de alta resistência, atenuação acústica, além de pé-direito ampliado, que permite o acesso, por exemplo, de ambulâncias, veículos de mudança e caminhonetes de grande porte. Em linha com a filosofia da empresa de projetar com foco nas pessoas, o sócio-fundador foi pessoalmente ao Corpo de Bombeiros para conferir as dimensões das viaturas de resgate e garantir que a acessibilidade estivesse assegurada no projeto.

Novo empreendimento: Park Haus

O conceito projetual estreará em um lançamento da construtora e incorporadora, que será anunciado nos próximos meses. A patente garante à Beco Castelo o direito de royalties por até 20 anos, abrindo espaço para parcerias que levem o conceito a outras regiões do país. Segundo a empresa, além da inovação construtiva, o desenho reduz a necessidade de escavação de solo, pois elimina os andares de garagem subterrâneos, além de possuir uma formatação arquitetônica que racionaliza e viabiliza a implantação de sistemas de infraestrutura inteligentes e sustentáveis.

Uma trajetória de pioneirismo

A nova patente é mais um marco na história de inovação contínua da Beco Castelo. Fundada em 1978, a empresa passou a construir edifícios altos a partir de 1986 e foi a primeira incorporadora a entregar o hobby box como item padrão nos empreendimentos.

O novo conceito patenteado é fruto da inquietação do empresário José Castelo Deschamps após o apagão de 2003, que deixou Florianópolis sem energia elétrica por quase três dias. Durante anos, ele pesquisou e foi desenvolvendo soluções para melhorar a acessibilidade em andares elevados.

A Beco Castelo é referência em engenharia e inovação imobiliária em Santa Catarina. Pioneira no alto padrão e, principalmente, na entrega de plantas generosas nas regiões mais estratégicas da cidade, é ainda uma das primeiras incorporadoras do país a conquistar as certificações ISO 9001 e PBQP-H (nível A), as quais mantém vigentes até a atualidade.

A empresa tem se destacado pela integração entre tecnologia, conforto e sustentabilidade. Desde 2015, entrega todos os empreendimentos com automação residencial — iluminação, climatização, comando de voz e controle unificado. Cada cliente recebe um manual de automação e pode escolher entre um pacote de funcionalidades padrão ou a personalização do uso das tecnologias.

Em cada projeto, a Beco Castelo reafirma seu compromisso com a excelência executiva. O cuidado se estende a todas as etapas — do planejamento à entrega final —, garantindo solidez estrutural, eficiência nos sistemas e infraestrutura de alta performance. Essa atenção aos detalhes traduz o propósito da incorporadora em oferecer empreendimentos duradouros, seguros e tecnologicamente avançados, que elevam o padrão de qualidade da construção civil em Santa Catarina

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit