Artigo de Carlos Chiodini (MDB), secretário de Estado da Agricultura e Pecuária de SC.

Em 2025, Santa Catarina celebra os 50 anos de pesquisa da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), vinculada a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sape). Essa trajetória é marcada pela conexão entre conhecimento, tecnologia e sustentabilidade, que transforma a produção rural e impulsiona o desenvolvimento do Estado. Temos vocação para produzir alimentos e potencial para crescer com base em inovação, ciência e trabalho qualificado.
Ao longo dessas cinco décadas, a Epagri transformou pesquisa em soluções práticas que auxiliam toda a cadeia produtiva. Informações estratégicas com estudos sobre clima, recursos hídricos, solos e meio ambiente geram dados que vão muito além do campo científico: elas ajudam produtores a planejar lavouras, gestores a tomar decisões e órgãos públicos a se preparar para eventos extremos.
Investir em ciência e tecnologia não é gasto, é investimento no futuro. Cada estudo gera informações que protegem recursos naturais, ampliam a produtividade e promovem sustentabilidade. Nosso compromisso é continuar fomentando pesquisas alinhadas às necessidades do campo, garantindo que o conhecimento e a inovação cheguem a quem produz.
A Epagri é responsável pelo maior programa de melhoramento genético da maçã no País. Três variedades de maçãs desenvolvidas pela Epagri, identificadas com a marca Sambóa, também são cultivadas em outros países e vem conquistando o paladar dos consumidores estrangeiros.
Também alcançou destaque no cultivo de duas culturas fundamentais para a alimentação dos brasileiros: o arroz e o feijão. Esses grãos têm sido foco de constante inovação científica e tecnológica por parte da Epagri. Os resultados dessas pesquisas estão presentes no campo — com lavouras mais produtivas e sustentáveis — e também na mesa dos brasileiros, por meio de alimentos mais nutritivos e acessíveis.
Com mais de 530 tecnologias geradas, mais de 13,3 mil publicações e mais de 300 projetos de pesquisa por ano, a Epagri reafirma que pesquisa sempre será investimento. Celebrar 50 anos é reconhecer que ciência, tecnologia e inovação transformam realidades. A Epagri junto com as políticas públicas do Governo do Estado tem sido protagonista na geração e na difusão de conhecimento, contribuindo diretamente para a segurança alimentar do Brasil, qualidade de vida da população e fortalecimento do agronegócio em Santa Catarina.
 
								
 
								 
								




