O governador Jorginho Mello (PL) sancionou a lei de Organização Básica do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. A norma reorganiza a disposição dos quartéis operacionais, cria duas diretorias, uma voltada para inovação e outra para saúde e promoção social, e define uma nova alocação do efetivo.
De acordo com o comandante-geral da corporação, coronel Fabiano de Souza, a nova lei “reorganiza a corporação, alocando o efetivo de cada posto ou graduação numa distribuição mais equitativa, mais equilibrada”. Na prática, segundo Fabiano, as mudanças vão proporcionar “a gente proporciona “um melhor fluxo de carreira, uma melhor e mais célere ascensão profissional, funcional, sem aumentar as despesas com novas inclusões”.
Agora, o CBMSC passa a ter cinco grandes grandes regiões militares, duas a mais do que atualmente. “Com isso, a gente divide melhor toda essa atribuição de um grande comando no litoral de Santa Catarina, criando um novo comando regional em Blumenau, que vai focar todo o Vale do Itajaí e Litoral Norte e também concentrando toda a operação no Sul do estado. Além disso, criamos dois novos batalhões. Um em Araranguá, que hoje é uma companhia. E também um batalhão a ser alocado no Litoral Norte, em que a gente ainda vai definir estrategicamente qual o melhor município para ser a sede”, explicou.
JUDICIÁRIO
O desembargador Rubens Schulz, candidato à presidência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, acaba de cumprir agenda no Oeste do Estado, onde ouviu as demandas da magistratura. Depois de percorrer o Oeste, será a vez da região Sul. “O fortalecimento do Judiciário catarinense passa pela escuta dos anseios de juízes, desembargadores e colaboradores”, afirma. A desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta também é candidata à presidência nas eleições do dia 3 de dezembro.

Uma comitiva italiana visitou Santa Catarina em missão organizada pelo ITA (Italian Trade Agency) e pela Acatmar com o objetivo de impulsionar negócios e fortalecer a cooperação bilateral na economia do mar. O grupo foi recebido por autoridades estaduais e conheceu de perto iniciativas catarinenses nas áreas de pesca, maricultura e exportação. A agenda incluiu o Seminário Itália–Brasil e visitas ao porto de Itajaí, estaleiros e fazendas de cultivo de ostras. Para o presidente da Acatmar, Leandro “Mané” Ferrari, a parceria com a Itália consolida Santa Catarina como protagonista em inovação e sustentabilidade no setor marítimo. Foto: divulgação

Será lançado no próximo sábado (8), às 15h, no Instituto Collaço Paulo, o livro “Memória, Legado e Resistência – 50 Anos da Associação Catarinense de Artistas Plásticos”. Escrito pela jornalista Néri Pedroso (foto), com participação da autora convidada Francine Goudel, a obra resgata a história da Acap, que carrega o DNA de seus oito fundadores: Eli Heil, Franklin Cascaes, Martinho de Haro, Max Moura, Ernesto Meyer Filho, Pedro Paulo Vecchietti, Rodrigo de Haro e Vera Sabino.
															
								
								
				