Vanessa da Rosa e o novo protagonismo da esquerda em Joinville
Na briga e desavenças públicas entre estrelas da direita em Santa Catarina tem gente torcendo para a briga. E essa torcida vem da esquerda que aproveita a divisão de forças para sonhar com uma melhor perfomance no próximo ano buscando vagas na Assembléia Legislativa, na Câmara Federal ou beliscar uma das duas vagas ao Senado.
Longe das decisões mais importantes do partido nos últimos anos, o PT de Joinville vem buscando protagonismo perdido desde as derrotas seguidas em eleições a partir de 2012. Os petistas joinvilense passaram mais tempo curando as feridas em disputas internas do que revelando novas lideranças.
Nas duas últimas eleições um novo nome surge como mudança de rumo. Suplente que assumiu por alguns dias a Assembléia Legislativa, sendo a primeira mulher negra no cargo desde Antonieta de Barros, Vanessa da Rosa é a única vereadora do partido em Joinville. Ela se coloca como liderança que pode levar de fato um integrante da esquerda do Norte de volta ao protagonismo.
O PT de Joinville está de olho nos números. Em 2022, a cidade contribuiu com quase 82 mil votos a Lula, ou seja, 23%. Décio Lima, o candidato a governo pelo partido obteve números próximos e chegou a 76.024 votos (22,66) dos joinvilenses. Os números, aliado desta vez as ações de governo federal e a divisão da direita fazem a esquerda sonha .
Joinville receberá lideranças petistas no dia 30
Presidente estadual do PT articula evento em Joinville com presença de liderança estadual. Foto: Jeferson Baldo / Agência AL
E o PT vai fazer um movimento importante ainda este ano. Lideranças articulam o último encontro estadual do partido em Joinville, no dia 30 de novembro, com presença de nomes nacionais como o presidente do partido Edinho Silva. Com a chamada “Eleições 2026: é a hora da virada em Santa Catarina”, o partido tenta alavancar a esquerda e esquentar alguns nomes importantes. “Ainda é cedo e os nomes estão sendo colocados. Eu fico à disposição para a Assembleia”, disse Vanessa no lançamento desta coluna na última quinta-feira em Joinville.
Um dos articulares do movimento é o presidente estadual do partido, o deputado estadual Fabiano da Luz, que pretende destacar os feitos do governo Lula na região e fortalecer a militância.
Congestionamento pode atrapalhar, mais uma vez
A ideia inicial do PT em Joinville era trabalhar com apenas dois nomes. A vereadora Vanessa da Rosa para deputada estadual e Francisco Assis para a Câmara Federal. Como sempre, outros nomes surgiram principalmente para embaralhar a disputa estadual. A ex-vereadora Ana Lucia Martins, diz ter desejo legítimo na disputa à Alesc, o que para muitos é uma disputa direta com Vanessa pela semelhança no perfil dos eleitores. Outro nome que está na rua é do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Rodolfo Ramos, que se coloca também à Alesc.
Jovem e popular nas redes sociais vem de São Bento do Sul
Jaciara é jovem, popular nas redes e coloca-se como antagonistas as lideranças femininas conservadoras Foto: divulgação.
Tem um nome na região que anda chamando a atenção. A jovem Jaciara Machuga, 38 anos, é o nome do petismo de São Bento do Sul para a Assembleia. Machuca disputou a prefeitura em 2024 e fez 2.159 votos. A sua força está nas redes sociais. Tem 29 mil seguidores no Instagram e incríveis 82,6 mil seguidores no Tik Tok, com mais de 1 milhão de visualizações em seu perfil. Faz um antagonismo nas redes com os nomes femininos do PL, como Ana Campagnolo.
Carlito não desiste
Ex-prefeito de Joinville Carlito Merss (no centro de terno azul) sonha com espaço maior dentro do PT
Ex-prefeito de Joinville, Carlito Merss, está mais uma vez no páreo. Tem deixado indícios que deseja ser candidato a alguma coisa em 2026. Não se sabe o que exatamente. Dificilmente será para cargos a deputado. Carlito pode ser o nome para compor em alguma articulação. O ex-prefeito de Blumenau Décio Lima está entre disputar o governo ou a disputa ao Senado. Há também possibilidade de um candidato mais voltado a centro-esquerda que ainda está indefinido. Fale-se no ex-senador e ex-vice-governador Paulo Bauer, pelo PSB de Geraldo Alkimin, e até ventilou-se o nome de Gelson Merísio, derrotado na eleição de 2018 para Carlos Moises quando estava no PSD. Merísio é atual conselheiro da empresa JBS. Carlito sonha em ser o nome do Norte para conseguir uma fatia dos votos na região de Joinville.
“Meu candidato é o Adriano”
Cadorin não mede palavras ao defender Adriano Silva como candidato a governador. Foto: Agência AL
Durante o lançamento desta coluna em Joinville. na quinta-feira, o deputado Matheus Cadorin (Novo) concedeu entrevista para o Sempre às 7 e não escondeu o desejo de ter o prefeito Adriano Silva como candidato a governo do Estado. “É o meu candidato”, disse sem rodeios.
Já o vereador Érico Vinícius diz que respeita a decisão de Adriano de aguardar. Obviamente tem no líder do Novo em Joinville o nome ideal para a disputa estadual no próximo ano.
Adriano que retorna a prefeitura hoje depois da ausência de duas semanas para viagem ao exterior já manifestou que não deseja ser candidato em 2026. A decisão final de Adriano será em março quando definirá se renuncia ou não ao cargo de prefeito para encarar o desafio eleitoral.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.