A sexta edição do F5 Upiara Podcast está disponível no YouTube. Na noite de segunda-feira (10), Sol Urrutia conversou com a jornalista Maga Stopassoli e o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina Ulisses Gabriel.

As cinco primeiras edições também estão disponíveis no upiara podcasts, no Spotify.
Veja o que foi assunto no F5 Upiara Podcast #05
Perseguição familiar e pedido de impeachment
“É bom ter inimigos, porque a gente se sente mais preparado para enfrentar os desafios”, foi o que disse Ulisses Gabriel sobre as mais recentes polêmicas envolvendo seu nome. O delegado demonstrou incômodo com a anexação de fotos de sua filha, de oito anos, e de alguns dados pessoais, como a placa de seu veículo, no pedido de impeachment protocolado contra ele, por suposto uso político do cargo, desvio de finalidade e abuso de autoridade. A representação feita pelo jornalista Renato Cruz Rodrigues e a advogada Gislaine Sebastião foi protocolada na ALESC.
Representação na ALESC no Sul de SC
Questionado por Maga Stopassoli sobre o aumento dos episódios de perseguição estarem relacionados a uma possível pré-candidatura a deputado estadual, Ulisses não negou que a relação possa existir e mencionou que foi procurado para concorrer no pleito do próximo ano, pois a região Sul deixaria de ter quatro representantes na ALESC, em razão de mudanças no cenário político, além da sub-representação de deputados diretamente relacionados com a segurança pública nas urnas.
Tem data para desincompatibilização?
O delegado-geral afirmou que ainda não há data estipulada para deixar o cargo e declarou que seu maior compromisso, neste momento, é a continuidade do trabalho realizado na pasta, buscando manter os bons índices da segurança pública no estado.
Polêmico vídeo de Topázio Neto e o monitoramento da migração para SC
Após Sol e Maga mencionarem a mais recente polêmica envolvendo um vídeo publicado nas redes sociais do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, sobre uma estrutura da Secretaria Municipal de Assistência Social no Terminal Rodoviário Rita Maria, que acabou sendo alvo de críticas após repercussão nacional, Ulisses destacou que, assim como já vem acontecendo, Santa Catarina seguirá sendo o estado brasileiro mais procurado por migrantes. O controle, neste caso, está relacionado ao combate às facções criminosas, realizado por meio de um planejamento estratégico, com o uso de equipamentos de inteligência e monitoramento sobre atividades suspeitas.
Retrospecto à frente da pasta
Presente no Governo Jorginho desde o começo, o delegado relembrou os principais momentos de aprendizado no comando da Polícia Civil de Santa Catarina. A principal crise, em sua visão, foi o atentado em uma creche de Blumenau, ainda no primeiro ano.
Em Santa Catarina o bambu ronca
A frase, que ficou marcada após uma entrevista ao programa “Pânico”, da Jovem Pan de São Paulo, é a marca registrada do delegado-geral. Brincadeira à parte, para Ulisses Gabriel, o “ronco do bambu” é a linha dura adotada pelas políticas de segurança do estado contra a criminalidade em Santa Catarina.






