Florianópolis anuncia “muralha digital” para reforço da segurança em pontos estratégicos

O Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis está ampliando o videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade. As câmeras, equipadas com reconhecimento facial e leitura de placas de carros, serão espelhadas por meio de um software de inteligência artificial na nova central de monitoramento na base da Guarda, inaugurada na última semana. O sistema cruza dados com a Polícia Civil para identificação de foragidos da Justiça. São mais de 700 equipamentos em pontos estratégicos e de grande circulação – na entrada e saída da Ilha, Avenida Gustavo Richard, Mauro Ramos, Avenida da Saudade e outras ruas. “É uma muralha digital equipada com tudo que temos de mais avançado na tecnologia para apertar o cerco contra criminosos, aliando equipamentos refinados e a cooperação com outras forças de segurança”, ressalta a vice-prefeita e secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos.

JULGAMENTO
O advogado Lucas Dantas Evaristo de Souza considerou que o julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre a proteção das restingas foi “uma vitória da legalidade” e, principalmente, do Estado de Santa Catarina, “que uniu esforços com a iniciativa privada para garantir êxito na demanda”. Ele explica que a decisão desta terça-feira (11) “confirma o entendimento de que a restinga que deve ser considerada como área de preservação permanente é aquela que detém função de fixar duas ou estabilizar mangues”.

LEIA TAMBÉM
Santa Catarina vai atuar em julgamento no STJ para evitar “prejuízo econômico”

STJ julga ação de SC que pode mudar a classificação de área de preservação permanente em todo o Brasil

BÍBLIA
A Câmara de Florianópolis aprovou, nesta terça-feira (11), projeto do vereador João Padilha (PL) que autoriza o uso da Bíblia como recurso paradidático nas escolas públicas, privadas e no ensino domiciliar. A proposta permite a leitura de trechos bíblicos em atividades pedagógicas voltadas para história, literatura, artes, filosofia e ensino religioso. “Trata-se de uma obra que moldou civilizações, inspirou leis e influenciou profundamente a cultura ocidental. Trazer esse conteúdo como apoio pedagógico é preservar conhecimento”, afirma o vereador.

EMENDA – Durante audiência pública realizada nesta terça-feira (11), o vereador Afrânio Boppré (PSol) disse que vai apresentar uma emenda ao orçamento 2026 com recursos para obras de restauração do prédio da antiga rodoviária de Florianópolis.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing