Artigo de Gerri Consoli (Republicanos), empresário e suplente de deputado estadual

Quem gosta de lendas e de mitologia, por certo lembra o significado de um “nó górdio”, que é, no resumo, um nó impossível de ser desfeito. Um enigma que foi posto diante do rei da Macedônia, Alexandre, o Grande, que deu uma solução definitiva para o problema: sacou a sua espada e cortou, de um só golpe, o nó impossível.
Pois o nosso “nó górdio”, o nó impossível de ser desatado aqui na região do Alto Vale, por certo, é a BR-470. Rodovia estrangulada, que impede o desenvolvimento pleno de nossa região, inferniza o nosso cotidiano com engarrafamentos monstros, e, pior, muito pior, está há décadas ceifando vidas de conterrâneos nossos. Isso tem que acabar.
A vítima desta semana era uma jovem de 25 anos que trabalhava num restaurante em Apiúna. O nome dela era Antônia, e era uma moça querida por todos que a conheciam. Ela perdeu a vida atropelada em sua moto por um caminhão, num local em que falta sinalização nas lombadas que foram colocadas lá pelo DNIT. As irregularidades e o descaso campeiam ao longo de toda BR-470, que já devia ter sido duplicada há pelo menos uma década.
Só neste ano, de janeiro a junho, foram 54 mortes na BR-470. Em 2024, de janeiro a dezembro, foram 55 mortes. Em 2023, 82 mortes. Em 2022, 73. E por aí vai. É só fazer uma pesquisa rápida que todos terão os números dessa carnificina, aparentemente sem solução.
O que eu tenho a impressão que aconteceu aqui em Rio do Sul, e no Alto Vale, no geral, é que naturalizamos o absurdo. A BR-470 segue há décadas sem solução, matando a nossa gente, impedindo o nosso futuro, e nós nos convencemos de que isso é normal, que é natural, que é assim mesmo. Não é! Só será, se desistirmos. E nós não vamos desistir.
Passou da hora de desatar esse nó górdio. Temos que exigir solução. Temos que nos unir e exigir investimentos e obras rápidas que dupliquem e resolvam a saga da rodovia assassina. Chega de mortes, de derrotas, de naturalizar o que não é natural, e que não cabe mais nos nossos sonhos e no nosso futuro. Solução, já!






