A prefeitura de Florianópolis lançou edital, publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (24), para execução de obras viárias para reduzir os problemas em um dos principais “gargalos” de mobilidade da cidade.
A principal novidade é a construção de mais um elevado na região do CIC (Centro Integrado de Cultura), trazendo duas novas faixas de rolamento, que serão usadas no destino Itacorubi e bairros daquela região. As estruturas já existentes serão para quem precisa acesssar a SC-401.
A ideia, de acordo com o Executivo, “é extinguir os pontos de retenção causados pelo entrelaçamento de veículos que seguem hoje para dois destinos distintos por um mesmo acesso”.
Em decorrência da implantação do novo elevado, serão necessários alguns ajustes viários nas suas proximidades. Entre eles, estão o acréscimo de uma faixa de rolamento na via marginal da Av. Beira Mar Norte a partir da Rua Carlos Corrêa, onde atualmente existem três faixas; a implantação de uma quinta faixa logo em frente ao teatro do CIC; e a ampliação de quatro para cinco faixas de rolamento na Av. da Saudade, sendo necessário ainda dois alargamentos de pontes existentes.
As obras serão feitas em parceria com o governo do Estado. As intervenções, conforme anúncio feito nesta terça-feira (25) pela gestão Topázio Neto (PSD), têm previsão de início para o primeiro semestre de 2026.