
Começa nesta quarta-feira (27), no Paradigma Cine Arte, em Florianópolis o Festival de Cinema Francês do Brasil 2025. Até o dia 10 de dezembro, serão exibidos 20 filmes inéditos e uma homenagem ao grande ator de comédias Pierre Richard. A edição deste ano tem uma ampla gama de gêneros: comédia, suspense, drama, cinebiografia e animação.
“O festival é uma oportunidade única para público brasileiro apreciar o cinema francês contemporâneo com produções de altíssima qualidade e diretores consagrados. É o momento perfeito para o espectador refletir sobre nosso tempo no melhor ambiente possível: a sala de cinema” diz Felipe Didoné, diretor e curador do Paradigma Cine Arte.
Todos os filmes foram lançados na França este ano e alguns ainda estão em cartaz no país. O festival apresenta, por exemplo, seis longas-metragens exibidos no Festival de Cannes deste ano: entre os destaques, estão “O Segredo da Chef”, de Amélie Bonnin; “Jovens Mães”, de Jean-Pierre e Luc Dardenne; e “Eu, Que Te Amei” dirigido por Diane Kurys, que acompanha a atribulada história do icônico casal do cinema francês Yves Montand e Simone Signoret.
Selecionados na categoria fora de competição em Cannes, há o drama “13 Dias, 13 Noites”, de Martin Bourboulon, e “A Mulher Mais Rica do Mundo”, de Thierry Kliffa, com a atriz Isabelle Huppert. O festivall também conta com o último filme de célebre diretor François Ozon, “O Estrangeiro”, baseado na obra de Albert Camus.
“Os filmes podem abrir novas perspectivas, levantar questões (sempre), trazer respostas (às vezes) e reforçar convicções, especialmente nestes tempos de crises políticas, guerras e conflitos que nos desafiam todos os dias. Temos um interesse especial, através da nossa seleção de filmes, em criar oportunidades e momentos de intercâmbio e participar de uma sociedade democrática através da experiência cinematográfica comum” diz Emmanuelle Boudier, curadora do Festival ao lado do marido Christian.