Câmara de Vereadores de Florianópolis aprova projeto de “naming rights”

Mercado Público de Florianópolis
Foto: Eduardo Valente, divulgação

A Câmara de Florianópolis aprovou, na sessão desta terça-feira (2), o projeto de lei do Executivo que autoriza a comercialização de direitos de nomeação de espaços, eventos e edifícios públicos. Foram 15 votos favoráveis e quatro contrários. A proposta regulamenta o chamado naming rights, parceria público-privada que permite a uma empresa comprar o direito de colocar o nome da sua marca, modelo que já vem sendo adotado no Rio de Janeiro e de São Paulo. O exemplo mais famoso é o do estádio do São Paulo Futebol Clube, que virou Morumbis depois do contrato milionário fechado com a marca de chocolate. Na capital catarinense, poderão ser incluídas nos projetos de naming rights eventos e equipamentos públicos como o Mercado Público, a passarela do samba, o Carnaval, Réveillon, a Feira de Cascaes, a Fenaostra e até praias. Com isso, o município pretende garantir uma nova fonte de receita.

CIDADES EM TRANSFORMAÇÃO
A Frente Parlamentar de Desenvolvimento Urbano da Câmara de Florianópolis, em parceria com a Casa Hurbana, o LUA (Laboratório de Urbanismo e Arquitetura) e a Fepese (Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos) promovem nesta sexta-feira (5),, das 17h às 19h, o painel “C’idades em Transformação,” com o aquiteto e urbanista Willy Müller, fundador do Instituto de Arquitetura Avançada de Barcelona. Com uma trajtória marcada por pesquisa e inovação, Willy liderou projetos em vários países. No Rio de Janeiro contribuiu para o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado. Inscrições gratuitas pelo Sympla

RETROFIT
O belo casarão da rua Visconde de Ouro Preto, no centro de Florianópolis, passou por revitalização pela lei do Retrofit – com preservação da arquitetura original e valorização do patrimônio histórico. O projeto adaptou o espaço às necessidades técnicas da rede de farmácias de manipulação A Fórmula, mantendo o charme da construção e aplicando as cores e o padrão visual da franquia. À frente da operação da unidade estão os sócios Rubênia e Wanderlei Costa. Foto: Sara Caprario, divulgação

SIMPLES NACIONAL
O presidente da Associação Empresarial de Florianópolis, Célio Bernardi, está em Brasília participando do Summit da Micro e Pequena Empresa. O evento, promovido pelo Sebrae e pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, discute a atualização do Simples Nacional e a competitividade dos pequenos negócios. A participação da Acif tem como objetivo principal sensibilizar as lideranças políticas para a aprovação imediata do PLP 108/2021, que atualiza os limites do Simples. Desde 2018, os limites de faturamento do regime simplificado estão congelados. A proposta prevê, por exemplo, que o valor do MEI passe de R$ 81 mil para até R$ 144.9 mil anuais. Além do reajuste imediato, o texto fala em correção anual pela inflação.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing