Uma semana após a polêmica votação do projeto de lei que propõe mudanças na Lei das Cotas Raciais em Santa Catarina, alterando os critérios para a concessão de bolsas de estudo em instituições públicas de ensino superior ou que recebem recursos públicos, priorizando o fator econômico, a deputada Paulinha voltou ao assunto.
Foi durante a homenagem a lideranças negras, proposta por ela, nesta terça-feira. A solenidade ocorreu na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, ocasião em que Paulinha homenageou artistas, educadores, líderes comunitários, profissionais da saúde, empreendedores, pesquisadores e agentes culturais.
São eles: Jéssica Cardoso, Janay Antunes da Fonseca, Andréia Zaida, Erer São José, Fábio Garcia, Daisy Américo, Joana Célia dos Passos, Gianne Abbott, Clauner da França, Valdeonira dos Anjos, Edson Amaral (Edsoul), Edenice Fraga, Ana Lúcia Teixeira, Regina Santos, Marilú Lima de Oliveira, Nelson Murilo Padilha, Selma Terezinha Adão, Amanda Santos e o Grupo Ação Zumbi.
A homenagem reforçou o papel das políticas públicas e das ações afirmativas na promoção da igualdade racial, além da necessidade de combater o racismo institucional e valorizar a diversidade cultural que compõe a identidade catarinense.
Durante o encontro, Paulinha disse que a cerimônia estava prevista para acontecer em outra data, mas, por questões de agenda, acabou ocorrendo justamente uma semana após a polêmica das cotas na Alesc. Segundo ela, a “coincidência nas datas permitiu que fosse possível debater o tema com mais profundidade”.
Em sua fala, a deputada fez um apelo ao público presente para que representantes da população negra se unam em torno da candidatura de um homem ou de uma mulher preta na próxima eleição.
“Gente, vocês têm que ter um preto nessa Casa. É preciso convergir em torno de um nome para isso acontecer. Não importa o partido, mas, se precisar, tem o Podemos. Mas a Alesc precisa ter um preto, uma preta sentando nas cadeiras de deputado na próxima eleição”, disse a parlamentar.
Na semana que passou, durante a votação do projeto de lei das cotas, Paulinha, que votou contra a iniciativa, protagonizou um momento importante do debate ao questionar publicamente os colegas parlamentares sobre a ausência de deputados negros na Casa.

O post “A Alesc precisa ter um preto, uma preta sentando nas cadeiras de deputado na próxima eleição”, diz deputada Paulinha durante evento na Assembleia apareceu primeiro em Maga Stopassoli.





