“Não podemos esquecer que por trás da obra há uma luta histórica da região”, diz Mauro de Nadal sobre elevado em Maravilha

O governador Jorginho Mello inaugurou nesta quinta-feira, 18, uma obra histórica para o Oeste de Santa Catarina, o elevado no entroncamento das BRs 282 e 158, em Maravilha. A obra era aguardada há mais de 40 anos por quem vive, trabalha e circula pela região. Além da entrega da estrutura viária, o Estado também anunciou novos investimentos em estradas rurais por meio do programa Estrada Boa Rural, beneficiando diretamente o município de Iraceminha.

Leo Munhoz/SECOM

Com investimento superior a R$ 38 milhões, o elevado resolve um dos principais gargalos logísticos da região, ligando dois eixos estratégicos de Santa Catarina: a BR-282, que conecta o Litoral ao Oeste e à Argentina, e a BR-158, importante corredor de integração no sentido Norte-Sul. A nova estrutura garante mais segurança, fluidez no trânsito e melhores condições para o transporte de cargas, eliminando riscos que existiam no antigo cruzamento em “T”.

Durante a solenidade, o governador destacou a importância da obra para o desenvolvimento regional. “Isso aqui não é só concreto e asfalto. É respeito com quem produz, com quem trabalha e com quem passa por aqui todo dia. Essa obra ficou décadas na promessa e agora é realidade, porque a gente fez o dever de casa, colocou o caixa em dia e investiu no que realmente importa para nossa gente e em todas as regiões. O Oeste merece e Santa Catarina segue avançando”, disse Jorginho Mello.

O secretário adjunto de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, reforçou o impacto da entrega. “Esse elevado muda a lógica do tráfego aqui. A gente elimina pontos de risco, melhora a mobilidade e garante mais segurança para quem transporta a produção do nosso estado. É uma obra estratégica, pensada para o presente e para o futuro do Oeste”, disse.

Para o deputado estadual Mauro De Nadal, apontado como o principal articulador do processo que permitiu que a obra saísse do papel, ver o elevado inaugurado representa a realização de um sonho construído com diálogo, persistência e cooperação entre instituições.

“É uma obra que salva vidas, organiza o tráfego e impulsiona o desenvolvimento regional. Mais do que concreto e asfalto, o elevado representa respeito com quem vive, trabalha e produz no Oeste catarinense”, afirmou o deputado, ao destacar o impacto positivo da estrutura para o presente e o futuro da região.

De Nadal também ressaltou que a luta pela obra é antiga e atravessa décadas.

“Quando vemos o elevado pronto e bonito, não podemos esquecer que por trás da obra há uma luta histórica da região. Lá em 2003, quando eu era prefeito de Cunha Porã, realizamos um grande abaixo-assinado que foi levado a Brasília. Desde então, as cobranças e o trabalho nunca pararam. Finalmente, geraram frutos”, destacou o parlamentar.

Estrada Boa Rural

Além da inauguração, o governador autorizou o convênio do programa Estrada Boa Rural, voltado à pavimentação de vias no interior. O município de Iraceminha receberá cerca de R$ 6 milhões para pavimentar cinco quilômetros de estradas rurais. O convênio é uma parceria entre o Governo do Estado e município, com recursos de financiamento via BRDE. 

Para o prefeito de Maravilha, Vinícius Ventura, os investimentos reforçam a atenção do Governo do Estado com os municípios do Oeste. “Quando o Estado investe em infraestrutura, ele investe direto na vida das pessoas. Essas obras facilitam o dia a dia, ajudam quem produz e fortalecem toda a região. Este é um governo que olha para o interior e a gente tem que agradecer porque agora estamos no mapa com mais segurança e desenvolvimento”, destacou o prefeito.

Presenças no ato

A solenidade de inauguração do Elevado de Maravilha também contou com a presença do diretor financeiro do BRDE, João Paulo Kleinubing; do vice-presidente do BRDE, Mauro Mariani; do controlador-geral do Estado, Freibergue do Nascimento; dos deputados estaduais, Altair Silva; Fabiano da Luz e Mauro de Nadal; da deputada federal, Daniela Reinehr; de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da região e moradores locais.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit