O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina abriu, nesta quinta-feira (18), as inscrições para o primeiro processo seletivo simplificado do Serviço Militar Estadual Temporário. Serão oferecidas 630 vagas, distribuídas pelo estado, com exigência de ensino superior.
Os militares temporários poderão atuar tanto em funções operacionais quanto administrativas, possibilitando o remanejamento de bombeiros de carreira para o atendimento direto à população. “Essa é uma conquista importante para o CBMSC, que permitirá ampliar nossa atuação, melhorar o tempo de resposta e fortalecer as ações preventivas em todo o estado”, afirma o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza.
O processo seletivo terá oito etapas, incluindo prova objetiva, avaliação de títulos, teste de aptidão física, exames de saúde e investigação social. A primeira prova está prevista para 1º de março.
De acordo com o CBMSC, as vagas estão previstas para os batalhões de Curitibanos, Blumenau, Lages, Chapecó, Itajaí, Canoinhas, Joaçaba, São Miguel do Oeste, Balneário Camboriú, Xanxerê, Rio do Sul e Jaraguá do Sul.
Após a aprovação em todas as etapas, os candidatos selecionados farão o curso básico de formação de praça temporária do CBMSC, na graduação de aluno-soldado temporário.
Entre os requisitos estão ter idade mínima de 18 anos, não ter completado 40 anos na data da inscrição no processo seletivo e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet até o dia 19 de janeiro, por meio do site https://idecan.org.br/.
