Artigo de Diego Machado, Vereador e Presidente da Câmara de Vereadores de Joinville

Encerramos 2025 com a devolução de mais de R$ 30 milhões da câmara de vereadores de Joinville ao caixa da prefeitura. Embora o poder legislativo não execute obras nem gerencie serviços como saúde ou infraestrutura, é possível e necessário que ajude a viabilizar essas entregas por meio de uma gestão pública responsável, consciente e comprometida com o bem comum. Foi o que fizemos ao planejar, economizar e devolver esses recursos ainda dentro do exercício orçamentário, permitindo que a prefeitura tivesse tempo hábil para investir onde fosse mais urgente.
Esse resultado foi construído com trabalho técnico e político. Investimos na modernização dos processos internos da câmara, valorizamos nossos servidores e garantimos as estruturas necessárias para o funcionamento da casa, sem perder de vista o princípio da economicidade. Mas, acima de tudo, contamos com o engajamento de todas as diretorias e especialmente dos 19 vereadores e vereadoras da atual legislatura, que acompanharam de perto a execução do orçamento, validaram as decisões e atuaram com espírito público. A boa política nasce da soma entre liderança, diálogo e responsabilidade coletiva.
Devolver recursos públicos não é apenas um gesto administrativo, mas um indicativo de que o legislativo entende seu papel estratégico no equilíbrio das contas municipais. Ao repassar boa parte desses valores de forma antecipada ao longo do ano, garantimos à prefeitura previsibilidade e fôlego para executar ações prioritárias ainda dentro do mesmo exercício fiscal. É um movimento que reforça a cooperação entre os poderes, respeitando a autonomia de cada um e colocando o interesse da cidade acima de disputas institucionais.
Joinville é uma cidade de grande porte e necessidades proporcionais. Cada real bem aplicado faz diferença na vida das pessoas e a experiência da câmara de Joinville pode servir de referência a outros legislativos. Afinal, não se trata de gastar menos, mas sim de gastar melhor. Quando o parlamento cumpre sua missão com seriedade, transparência e visão de futuro, ele passa também a viabilizar as obras que transformam a cidade.






