O governador Jorginho Mello assinou, na última quinta-feira, o ato que cria a Diretoria de Ensino Superior na Secretaria de Estado da Educação (SED), estrutura que vai centralizar a gestão dos programas Universidade Gratuita e Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc), além dos convênios com instituições de ensino superior. Para comandar a nova diretoria, o governador nomeou a professora doutora Indianara Reynaud, servidora da pasta e com trajetória consolidada na educação superior.
A criação da diretoria marca a etapa final do processo de aprimoramento dos programas de acesso ao ensino superior, intensificado desde junho de 2025, e busca fortalecer a fiscalização e a eficiência na aplicação de recursos que ultrapassam R$ 1 bilhão por ano. “Criamos essa diretoria porque não se investe mais de R$ 1 bilhão por ano sem cuidado, sem fiscalização e sem responsabilidade”, afirmou Jorginho Mello durante o anúncio.
Segundo o governador, a iniciativa faz parte de um conjunto de ações para elevar o patamar da educação catarinense. “Daqui a 15 anos, a régua de Santa Catarina vai estar mais alta, com mais gente formada, ganhando melhor e transformando a vida das famílias e do nosso estado”, disse.
A nova Diretoria de Ensino Superior contará com duas gerências. A de Programas de Bolsas e Assistência Financeira ficará responsável pelo planejamento, execução e controle do Universidade Gratuita e do Fumdesc. Já a Gerência de Parcerias e Convênios vai conduzir termos de cooperação técnica e projetos estratégicos entre a SED e as universidades.
Para a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, a mudança inaugura um novo momento na relação do governo com as instituições de ensino superior. “O programa Universidade Gratuita e o Fumdesc são iniciativas altamente transformadoras. A criação desta nova diretoria abre um novo leque de possibilidades para a melhoria da qualidade da educação de Santa Catarina”, destacou.
À frente da diretoria, Indianara Reynaud assume a missão de dar continuidade e solidez aos programas. “São iniciativas transformadoras, que precisam ser tratadas com a responsabilidade e o cuidado que merecem. É isto que estamos fazendo”, afirmou.
Trajetória acadêmica e gestão
Indianara Reynaud é doutora em Ciências da Saúde, com pós-doutorado em Sócio-Farmácia pela Universidade de Lisboa, em Portugal, com ênfase na integração de abordagens humanísticas e artísticas na formação em saúde. É graduada em Farmácia, com especialização em Farmácia Clínica e mestrado na área.
Docente universitária e gestora educacional, acumula experiência na formulação, coordenação e avaliação de políticas acadêmicas e projetos estratégicos no ensino superior, tanto no ensino presencial quanto a distância. Ao longo da carreira, ocupou cargos como coordenadora acadêmica, diretora de unidade, pró-reitora de Ensino e pró-reitora Acadêmica, com atuação direta na gestão acadêmica, operacional e regulatória.
Reconhecida pela liderança em projetos educacionais complexos, Indianara tem histórico na implantação e reorganização de estruturas institucionais, planejamento estratégico, avaliação institucional e articulação interinstitucional, credenciais que fizeram a diferença para sua nomeação para uma das áreas consideradas estratégicas pelo governo Jorginho Mello.
O post Conheça a professora do Sul nomeada por Jorginho para a Diretoria do Universidade Gratuita e Fumdesc apareceu primeiro em Maga Stopassoli.




