No que depender dos emedebistas do Sul do estado, o nome para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados na eleição deste ano já está definido. Um encontro realizado nesta quinta-feira, em Criciúma, oficializou a pré-candidatura do vereador Marquinhos Machado a deputado federal em 2026.

A reunião reuniu lideranças do MDB de todo o extremo sul catarinense, entre prefeitos, vereadores e parlamentares, selando o apoio regional ao nome do vereador. Questionado sobre a indicação, Marquinhos afirmou que a pré-candidatura representa mais do que um projeto pessoal.
“Isso representa um legado. O MDB do Sul participou das grandes decisões que ajudaram a construir Santa Catarina. Quando alguém de primeiro mandato, como eu, é alçado a essa condição, o sentimento é de muito orgulho, mas também de grande responsabilidade para não decepcionar os colegas”, disse.
O pré-candidato afirmou ainda que, nos próximos dias, vai colocar o pé na estrada, com agenda de visitas às regiões da Amesc e da Amurel, para apresentar seu projeto político às lideranças e consolidar o nome dentro do partido.
Participaram do encontro a prefeita de Urussanga, Stela Talamini; o ex-prefeito de Orleans e pré-candidato a deputado estadual, Jorge Koch; o ex-deputado federal Ronaldo Benedet; o ex-prefeito de Criciúma, Paulo Meller; e o deputado estadual Tiago Zilli, pré-candidato à reeleição.





