
O Hospital Baía Sul Mulher viveu, neste sábado (17), um momento histórico com o nascimento do primeiro bebê da nova unidade especializada do Grupo Baía Sul, em Florianópolis, localizada no MED-401. Às 8h22, nasceu Aurora, marcando oficialmente o início das operações obstétricas da mais nova maternidade privada da cidade e uma nova etapa para a assistência materno-infantil em Santa Catarina.
O parto foi realizado pela médica ginecologista e obstetra Raquel Aguiar, profissional com forte vínculo com a história da obstetrícia na cidade. “Sou manezinha de Florianópolis, nascida na Carmela Dutra, sempre quis a ginecologia, e a obstetrícia é uma das minhas grandes paixões. Em 40 anos de formação, devo ter participado de cerca de quatro mil partos”, conta.
O nascimento marca o início do processo de transição da Clínica e Maternidade Santa Helena, referência em Santa Catarina por décadas, para o Baía Sul Mulher, que, após a conclusão dessa etapa, será a única maternidade privada de Florianópolis.
A experiência também foi marcante pela trajetória pessoal de Raquel. “Eu participei do nascimento dessa paciente, e agora pude trazer sua filha ao mundo. É um momento muito feliz, estou entusiasmada e extremamente grata pelo respeito e pela valorização ao meu trabalho profissional”, comenta.
O Baía Sul Mulher tem suítes individualizadas, 19 leitos de UTI neonatal, 10 leitos de UTI adulta, equipes especializadas em obstetrícia, neonatologia e medicina materno-fetal, além de atendimento multiprofissional.
“A estrutura foi pensada com ciência, protocolos e um cuidado profundo com a saúde feminina. Não tínhamos um espaço assim em Florianópolis, e ele será absolutamente importante tanto para as mulheres quanto para nós, médicos, que passamos a ter um local de excelência para atender nossas pacientes”, afirma a especialista, que também atua como professora e tem duas filhas médicas.
“Cada detalhe foi pensado para oferecer tranquilidade, respeito e acolhimento desde o primeiro contato. O nascimento do primeiro bebê simboliza o começo de uma nova história para muitas famílias catarinenses e para os futuros ‘manezinhos’ que vão nascer aqui”, destaca Gabriela Brincas, diretora do Baía Sul Mulher.