Prefeitura de Florianópolis define praias que terão áreas reservadas a animais

Será regulamentada nos próximos dias a lei que prevê áreas reservadas para animais em praias de Florianópolis. A prefeitura adiantou que Campeche, no Sul da Ilha de SC, e Ingleses, no Norte, foram os balneários escolhidos e que terão espaços delimitados para os pets.

“Toda a presença será condicionada a uma série de requisitos que visam a segurança dos animais e também dos demais frequentadores”, afirmou a administração municipal em nota. Fora do cercamento e em todas as demais praias do município segue mantida a proibição de circulação de animais na areia das praias. O desafio, no entanto, é fazer com que a norma legal seja efetivamente cumprida por conta da dificuldade de fiscalização.

SEM SOSSEGO
A associação Avante Jurerê acaba de lançar uma campanha para enfrentar a perturbação do sossego, especialmente no verão. “Curta Jurerê, respeite o bairro” é o mote. Segundo a entidade, os problemas estão relacionados às locações de temporada, festas privadas sem controle e uso inadequado dos imóveis residenciais. A iniciativa prevê orientação e conscientização de moradores e visitantes, prevenção de conflitos urbanos e pretende envolver imobiliárias, proprietários e gestores de locações de curta duração.
“A Avante atua de forma preventiva, orientando moradores, visitantes e também o mercado imobiliário. Quando o diálogo não é suficiente, contamos com o poder público como parceiro institucional para garantir o cumprimento da lei. É uma construção coletiva, baseada em dados oficiais e na responsabilidade de todos os envolvidos”, destaca o presidente da entidade, Rodrigo Marques.

PASSAPORTE ITALIANO
Começou a funcionar no complexo do Corporate Park, na SC-401, em Florianópolis, um guichê de atendimento para serviços consulares, especialmente relacionados à emissão de passaportes italianos. O escritório é subordinado ao Consulado do Paraná, que fica em Curitiba (PR).

Voo direto – O secretário executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen, celebrou a novidade – que vai facilitar a vida de pelo menos 15 mil moradores de Santa Catarina – e falou sobre a importância de manutenção das tratativas para abertura de um consulado no Estado e, quem sabe, um voo direto entre a capital catarinense e a Itália.

COMBATE À CRIMINALIDADE
A 40ª Promotoria de Justiça do MPSC instaurou um procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos financeiros repassados ao Estado de Santa Catarina pelo Fundo Nacional de Segurança Pública com o objetivo de enfrentamento da criminalidade. Em despacho publicado nesta segunda-feira (19), o promotor Jádel da Silva Júnior deu prazo de 30 dias para que o secretário Flávio Graff preste informações sobre a implementação dos projetos, o estágio de execução de cada iniciativa e os relatórios de gestão referentes à aplicação dos recursos federais que foram trransferidos.

EU VIM DE GRAÇA!
O jornalista e fotógrafo Victor Emmanuel Carlson lança nesta quinta-feira (22), às 19h, no Floripa Shopping, o livro “Eu vim de graça! As maiores manifestações da história de Florianópolis (2024-2018)”. A obra conta os bastidores da mobilização que culminou nos grandes atos pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), acompanhando desde as primeiras articulações até manifestações que chegaram a reunir cerca de 95 mil pessoas.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing