
O Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz alcançou em 2025 o maior movimento de sua história, ultrapassando pela primeira vez a marca de 5 milhões de passageiros em um único ano. Ao todo, 5,1 milhões de pessoas passaram pelo terminal administrado pela Zurich Airport Brasil.
De acordo com a concessionária, o crescimento foi impulsionado especialmente pela expansão dos voos internacionais. Em 2025, o aeroporto registrou 1,2 milhão de passageiros internacionais, alta de 32% em relação ao ano anterior, além de um aumento de 27% no número de voos internacionais.
Esse desempenho, segundo a Zurich Airport Brasil, reforça uma posição que o aeroporto assumiu no início de 2024: a de terceiro terminal com maior movimento de passageiros internacionais no Brasil, atrás apenas de Guarulhos e Galeão.
A aceleração da internacionalização começou em 2024, quando o volume de passageiros em voos para fora do país quase triplicou em relação ao ano anterior, ultrapassando 900 mil viajantes. O resultado foi impulsionado pela chegada de novas rotas estratégicas, como Florianópolis-Panamá e Florianópolis-Lisboa.
Além disso, houve a ampliação expressiva da oferta de voos para destinos tradicionais como Argentina e Chile, que cresceram 114% em 2024 frente a 2023.
“A marca de 5 milhões de passageiros reforça Florianópolis como destino relevante no cenário global e reflete o trabalho constante de planejamento, investimento e alta performance operacional, com foco no desenvolvimento de Santa Catarina”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A blitz educativa do projeto Limpeza dos Mares, da Associação Náutica Brasileira (Acatmar), chega a Bombinhas neste sábado (24) para mais uma ação de conscientização ambiental. A partir das 15h, a equipe estará na Arena de Verão do Comper, na Praia de Zimbros. A atividade tem como foco a promoção da sustentabilidade, com a distribuição de sacolas ecológicas e da nova edição da revista do projeto, incentivando a preservação dos oceanos e a reflexão sobre os impactos do lixo no meio ambiente.