Criada comissão para analisar emendas impositivas da Câmara de Florianópolis

A prefeitura de Florianópolis criou uma comissão para análise técnica das emendas impositivas apresentadas pelos 23 vereadores. O decreto municipal, publicado na última quinta-feira (22) pelo prefeito Topázio Neto (PSD), prevê que caberá ao grupo identificar everntuais problemas técnicos e solicitar diligências, documentos ou informações complementares.

De acordo com a Casa Civil, a medida tem relação com uma instrução do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), editada em dezembro do ano passado, que estabelece normas e procedimentos para a fiscalização e o acompanhamento das emendas parlamentares estaduais e municipais, e com as determinações do ministro Flávio Dino, do STF, para repasses das emendas.

VIDA NA LAGOA
A Lagoa da Conceição nunca esteve tão viva, segundo o advogado Ernesto São Thiago: “Águas cristalinas, fartura de flora e de fauna subaquáticas, graças a tudo que os do contra tentaram impedir, como as duas novas pontes e o desassoreamento parcial do canal. Há questões pontuais de saneamento por fiscalização e rede insuficientes, além de criminosos que ligam o esgoto na rede pluvial e vice-versa, fora servidões clandestinas e invasões nos morros. O Canto dos Araçás e a Costa da Lagoa estão com demandas sérias causadas justamente por gente que anda criando terrorismo ambiental para fins político eleitorais e obtenção de verbas publicas para delírios acadêmicos. A comunidade tradicional está incomodada, pois invadem e ainda causam problemas. No macro, que venha o emissário submarino do Campeche pois nas dunas não é local para tratar esgoto”.

CENTENÁRIO
O Corpo de Bombeiros Militar de SC lançou oficialmente, nesta segunda-feira (26), a programação das comemorações do centenário da corporação. O aniversario será em setembro. O comandante, cel BM Fabiano de Souza, destacou que a instituição – presente hoje em 143 municípios e com 2.618 bombeiros na ativa -“é uma potência operacional”. Em 2025, foram 246 mil ocorrências atendidas. Na foto, Fabiano e o ex-comandante Milton Antonio Lazzaris, que ficou no cargo entre 1996 e 2003, ano de emancipação da Polícia Militar, estão com o livro que resgata os 100 anos de história da corporação. A cerimônia foi prestigiada por 10 ex-comandantes.

PIANO CATARINENSE
O pianista Pablo Rossi, diretor artístico da Orquestra Filarmônica Catarinense, voltou a se apresentar no Garrick Club, em Londres. É o segundo ano consecutivo do músico na capital britânica. O concerto, com um repertório que inclui Chopin e Scriabin, rendeu ao músico um novo convite para retornar ao clube no próximo ano.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing