Alessandra Rodrigues Machado de Araujo escreve artigo em que destaca que a FEESC, em parceria com a UFSC, alinhou 46 projetos de pesquisa aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em 2023, com foco em inovação, práticas sustentáveis e energia limpa, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento equilibrado e sustentável.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pela ONU em 2015, são um chamado global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir paz e prosperidade para todos até 2030. Com 17 objetivos interligados, os ODS combinam de forma equilibrada as dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável. Eles oferecem um plano claro para que países, governos, sociedade civil e o setor privado trabalhem juntos por um futuro mais sustentável e inclusivo.
Compreendendo a relevância e a responsabilidade envolvidas nos projetos em que a Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (FEESC) atua como fundação de apoio às Instituições de Ensino Superior, foi realizada uma análise sobre a aderência aos ODS. Assim, foram identificados 46 projetos de pesquisa assinados em 2023 junto à FEESC e à Universidade Federal de Santa Catarina que estão alinhados aos ODS.
Tais projetos alinhados aos ODS permitem uma visão crítica e reflexiva sobre o mundo; desenvolvimento científico e tecnológico com propagação da cultura; divulgação dos conhecimentos produzidos dentro da Universidade; interação com a comunidade seja por meio da prestação de serviço ou da propagação dos conhecimentos e benefícios gerados, em que o alinhamento destes com os ODS tornam-se mais aparentes e necessários.
Entre os 46 projetos analisados, o ODS 9, que se concentra em “Indústria, Inovação e Infraestrutura”, foi o mais recorrente, destacando uma forte prioridade na promoção da inovação e no fortalecimento da infraestrutura nos projetos em execução em 2023. O ODS 12, que trata de “Consumo e Produção Responsáveis”, também aparece com frequência, evidenciando um compromisso significativo com práticas sustentáveis e o uso eficiente de recursos. Em terceiro lugar, está o ODS 7, focado em “Energia Limpa e Acessível”, o que reflete os esforços para ampliar o acesso a energias renováveis.
A atuação da FEESC na condução desses projetos, em sinergia com os ODS, reafirma o seu compromisso com a promoção de um desenvolvimento que abrange múltiplas esferas da sociedade. Ao fomentar iniciativas que aliam progresso econômico, responsabilidade social e preservação ambiental, a fundação contribui para a formação de uma sociedade mais justa e resiliente, preparada para melhor enfrentar os desafios globais contemporâneos.
Alessandra Rodrigues Machado de Araujo é graduada em Ciências Contábeis, mestra e doutora em Contabilidade e pós-Doutoranda em Contabilidade.