A maior cidade em extensão territorial de SC será governada por uma enfermeira

Carmen Zanotto (Cidadania) foi eleita neste domingo (6) como a futura prefeita de Lages. A cidade, considerada a maior em extensão territorial do Estado terá pela primeira vez uma mulher como chefe do executivo municipal.

Enfermeira de carreira, Carmen carrega consigo a bandeira da defesa do SUS (Sistema Único de Saúde) e sua luta pelo piso da enfermagem, feita enquanto era deputada federal.

O que muda enquanto prefeita? Essa é a grande dúvida que paira a área da saúde da cidade e do Estado. Carmen, conhecida por sua proximidade com a categoria. A agora prefeita, graduou-se em enfermagem e obstetrícia pela Fundação Educacional do Alto Uruguai Catarinense e especializou-se em administração hospitalar pela Faculdade São Camilo (SP), saúde pública pela Universidade de Ribeirão Preto (SP) e recursos humanos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em 2012, concluiu a formação em políticas para a primeira infância na Universidade Harvard (EUA).

Em maio de 2020, o governador Carlos Moisés (PSL) convidou a deputada Carmen a assumir a Secretaria da Saúde, mas ela recusou. Na eleição municipal de novembro, Carmen disputou a prefeitura de Lages e perdeu por apenas 56 votos para o candidato Antonio Ceron (PSD), que se reelegeu.

Após reeleger-se deputada federal no pleito de 2022, Carmen foi licenciada desde 1º de janeiro de 2023, quando reassumiu a titularidade da Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina, na gestão do Governador Jorginho Mello (PL).

A Serra Catarinense comemorou, há quatro dias, a inauguração de 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP), realizada pelo governador Jorginho Mello e pelo secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva. O investimento total foi de R$ 12,3 milhões, sendo R$ 11,4 milhões do Governo do Estado e o restante do hospital. Com essas melhorias, a unidade hospitalar poderá aumentar o número de cirurgias, especialmente em neurocirurgia e cirurgia cardíaca, prevendo até 84 atendimentos mensais.

Carmen entra agora no governo com o desafio de olhar para a saúde com cuidado, dedicação e comprometimento intrínseco à enfermagem, somados à sua experiência política.

Confira a entrevista feita com Carmen no programa Cabeça de Político, exibido em 6 de junho:

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit