A nova cara do Podemos em Santa Catarina

O Podemos completou com um grande evento na tarde de sexta-feira, no Auditório Antonieta de Barros, uma metamorfose iniciada ainda em 2024, quando a deputada estadual Paulinha assumiu a presidência do partido em Santa Catarina. Com a presença da presidente nacional Renata Abreu (deputada federal por São Paulo), a legenda completou uma travessia que a coloca como parceira do governador Jorginho Mello (PL) em plano estadual e do prefeito Topázio Neto (PSD), em nível regional.

Evento de filiações consolida o Podemos de Santa Catarina como parceiro estratégico do governador Jorginho Mello e do prefeito Topázio Neto
Paulinha, Jorginho Mello, Fábio Botelho, Renata Abreu e Topázio Neto. Foto: Podemos, Divulgação.

Essas duas condições vão para além da presença de ambos no evento de ontem. Paulinha entrelaçou os interesses político com Jorginho e Topázio também nas filiações. Pelas mãos do governador, a ex-presidente da OAB-SC, Cláudia Prudêncio filiou-se ao Podemos para concorrer a deputada estadual. Alinhada a Topázio, a dirigente filiou ao partido o secretário municipal Fábio Botelho – aposta do prefeito para concorrer a deputado estadual.

Quando assumiu o partido, Paulinha ainda não estava alinhada a Jorginho, mas teve como primeira medida a aproximação do Podemos com Topázio Neto, ainda pré-candidato à reeleição. Na época, a direção municipal da legenda negociava aliança com a pré-candidatura a prefeito de Pedrão (PP) e a chegada da deputada estadual ao comando garantiu o apoio a Topázio, reeleito em primeiro turno.

A relação com Topázio foi fundamental para Paulinha pavimentar a aproximação com Jorginho Mello, distante por causa do apoio entusiástico da parlamentar ao projeto de reeleição do ex-governador Carlos Moisés (Republicanos) em 2022. Na época, o Podemos foi um dos partidos que deu sustenção ao projeto, abrigando nomes vinculados ao ex-governador.

O evento de sexta-feira consolida o Podemos na órbita do projeto de reeleição de Jorginho e a filiação de Claudia Prudêncio sinaliza que a legenda, junto com o Republicanos, também cooptado pelo governador, será o desaguadouro dos pré-candidatos a deputado estadual e federal que não caibam ou não tenham o perfil do PL – casos de Fábio Botelho e Cláudia Prudêncio.

Podemos apoia reeleição de Jorginho

Podemos, Divulgação.

No evento, chamado de Conexão Podemos, a legenda formalizou seu apoio ao projeto de reeleição do governador Jorginho Mello. A deputada Paulinha explicou que a decisão foi fruto de um processo de escuta e construção coletiva:

– O Podemos em Santa Catarina é um partido forte, leal, inclusivo e verdadeiro. Nós percorremos o Estado inteiro, realizamos reuniões, ouvimos nossos filiados e nossas lideranças. Essa foi uma escolha genuinamente coletiva. Ao mesmo tempo, recebemos com alegria novos filiados que fortalecem nosso partido e trazem ainda mais energia ao nosso projeto, que não se resume apenas a 2026 – disse a dirigente estadual.

Além da bancada estadual, representada por Paulinha e pelo deputado Lucas Neves, estiveram presentes o prefeito de Biguaçu, Salmir da Silva (MDB), o vice-prefeito de Palhoça, Rosinei Horácio (Podemos), também pré candidato a deputado federal, e os prefeitos Laerte Silva (Podemos, de Jaguaruna), Sirineu Ratochinski (Podemos, de Monte Castelo), Alexandre da Silva (PSD, de Bombinhas), Jean Grundmann (PP, de Benedito Novo) e a prefeita Aline Ruthes (PSD, de Major Vieira), entre outras lideranças municipais.

Renata Abreu, do Podemos nacional, cidadã catarinense

Lucas Neves e Paulinha entregam título a Renata Abreu. Foto: Peterson Paul, Divulgação.

Antes do Conexão Podemos, pela manhã, o plenário da Assembleia Legislativa recebeu a entrega do título de cidadã catarinense para a presidente nacional Renata Abreu. A projeto de lei foi proposto por Paulinha na Assembleia Legislativa, aprovado em plenário e sancionado na última quinta-feira pelo governador.

– Este Estado já era minha casa de coração. Agora, passa a ser também de direito. Recebo este título com gratidão e com a responsabilidade de seguir contribuindo para o desenvolvimento e para as causas que unem os catarinenses e os brasileiros – disse Renata Abreu.

A homenagem reuniu lideranças políticas, empresariais e sociais. Entre os presentes estiveram o deputado estadual Lucas Neves (Podemos), o secretário-chefe da Casa Civil, Kennedy Nunes (PL, o ex-treinador Vanderlei Luxemburgo (Podemos), a jornalista e política paranaense Cristina Graeml e o empresário Doremi Caramori, presidente da ABRAPE (Associação Brasileira dos Promotores de Eventos), representando um dos setores mais estratégicos da economia catarinense.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing