logo-branco.png

19 de abril de 2024

A página de Fabio Gadotti estreia dia 20 de dezembro

Por Upiara Boschi

Quando se fala na vinculação do jornalista Fabio Gadotti com os temas da Grande Florianópolis, a referência mais imediata são os sete anos em que ele comandou a coluna Bom Dia, no jornal Notícia do Dia, em Florianópolis. Um olhar mais atento, no entanto, mostra uma carreira quase toda dedicada ao cotidiano, aos desafios, as disputas internas e eternas polêmicas da capital catarinense e seus municípios vizinhos.

Quando comecei minha carreira de repórter na sucursal do antigo suplemento AN Capital, a sucursal de Florianópolis do jornal A Notícia, em 2006, Fabio Gadotti estava lá como editor de Política do caderno. Logo começamos a trabalhar junto – foi meu primeiro editor na área política. Acompanhamos juntos a intrincada política de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu, eventualmente das demais cidades da região, naquela experiência impressionante de jornalismo localista, comunitário e sério que era o AN Capital.

A minha vida profissional e do Gadotti se cruzariam mais vezes, como um destino entrelaçado. Em 2007, fui transferido para a sede do AN, em Joinville, como parte das mudanças causadas pela compra do jornal pelo Grupo RBS, em setembro de 2006. Logo depois, Gadotti também foi transferido e voltou a ser meu chefe. Em 2010, mais uma vez, a migração quase conjunta. Com um mês de diferença, voltamos a Florianópolis e ele continuou sendo meu editor de Política.

Foram muitas eleições, muitas coberturas, inclusive aquela que nos levou a concorrer ao Prêmio Esso de Jornalismo em 2011, com as reportagens sobre as aposentadorias por invalidez fraudulentas na Assembleia Legislativa entre 1982 e 2006. Depois, cada um seguiu seu rumo e Gadotti se encontrou com o colunismo nas páginas do ND. Ao seu modo e no seu espaço, reconstruiu um pouco daqueles princípios que nortearam o AN Capital.

É com essa lógica que nossos destinos se reencontram. Dia 20 de dezembro, o jornalista Fabio Gadotti relança sua coluna nesta página. Bem-vindo, Gadotti. É um prazer compartilhar este espaço contigo.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing