A quem interessa a polarização política? Por Fabiana Pereira

Fabiana Pereira escreve artigo em que critica a polarização política e a busca por apoio de grandes figuras nacionais nas eleições municipais, destacando a importância de focar em propostas e necessidades reais da população. Defende um compromisso com uma política responsável e livre de oportunismo ideológico.

Vivemos tempos difíceis no tocante à democracia, esta que nos foi tão cara e duramente conquistada. Trata-se de um claro retrocesso de direitos de expressão, de manifestação, de liberdade de escolhas e até de crenças, todos relacionados à direitos insculpidos na Constituição como cláusulas pétreas.

Parte desta censura velada, por vezes não tão velada assim, da manipulação de opiniões em massa, se deve à polarização política e ideológica.

A cada eleição surge uma corrida, para provar quem está do lado deste ou daquele partido político ou candidato, quem é mais ou menos amigo do ex-presidente Bolsonaro. O que, com o devido respeito, a cada um dos políticos, precisa acabar.  

Nas eleições municipais, deste ano, não é diferente. Lideranças correm desesperadas por apoio de nível nacional, filiam-se a partidos que muitas vezes sequer combinam com o seu perfil, com o intuito de aumentar as chances de se eleger. Não se importam com projetos, plano de governos, dedicação ao povo, que afinal é a razão de ser da política.

O importante neste cenário, é acertar o lado, tal qual um goleiro em cobrança de pênalti. O que significa que se escolhi o lado certo, minhas chances de sucesso na candidatura aumentam, mas a que preço?

No município de São José, não é diferente, onde o candidato à reeleição e sua antecessora, trabalharam suas pré-campanhas e campanha, com base em polarização, buscando a todo custo o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, mesmo que com perfis e ideias, muitas vezes antagônicas.  

A população merece respeito. É preciso que as demandas sociais e econômicas sejam pautas de debate e de interesse dos candidatos. É o futuro das cidades que está em jogo. E para isso, São José tem opção.

Junto com o candidato a prefeito do Podemos, Moacir da Silva, defendemos um olhar atento, criterioso e responsável para nossa cidade. Com propostas efetivas e sem margem para o oportunismo ideólogo.

A democracia nos foi uma conquista muito cara, e precisa diariamente de vigília, para que não seja engolida por aqueles que se dizem bons, mas que trabalham em prol somente de seus próprios interesses.


 
Fabiana Pereira é advogada e candidata à vice-prefeita em São José

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit