
Está circulando um abaixo-assinado que pede a suspensão imediata do projeto da Avenida Beira Mar dos Ingleses. De acordo com o documento, é “uma obra que nega os impactos das mudanças climáticas, especialmente o aumento do nível do mar e a intensificação de eventos extremos”. Segundo a Comunidade Ingleses Sustentável e o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ecologia e Desenho Urbano (GIPEDU), da UFSC, “o cenário de mudanças climáticas exige uma revisão profunda no planejamento e na execução de obras costeiras”.
Além disso, afirmam que a nova via “traria impactos irreparáveis ao meio ambiente local, desfigurando a paisagem preservada pela qual os moradores, visitantes e turistas se apaixonaram”. Além disso, acarretaria em um “, e “aumento significativo de tráfego, poluição sonora e desvalorização do nosso patrimônio natural, suprimindo a vegetação nativa e afetando negativamente a fauna marinha e terrestre”. Os responsáveis pela mobilização também consideram “fundamental” que todo o projeto da avenida seja “precedido de estudos de impacto ambiental rigorosos e que seja apresentada mais de uma alternativa, para que a mobilidade seja avaliada em contextos múltiplos, a fim de evitar os danos em diferentes escalas e garantir a sustentabilidade da região que depende da praia como principal atrativo de lazer e de turismo”.
Na semana passada, o Ministério Público estadual, via 32ª Promotoria de Justiça, pediu informações sobre a obra aos órgãos públicos municipais.
AVAÍ & FIGUEIRENSE
O vereador Gilberto Pinheiro (PL), o Gemada, está pedindo que a prefeitura coloque as bandeiras do Avaí e do Figueirense na entrada da Ilha de SC. Segundo o autor da indicação protocolada no Legislativo, cabe ao poder público “valorizar essa tradição de forma positiva, incentivando a rivalidade saudável e o respeito entre as torcidas”.
SANTO IVO
O fortepianista Diego Guedes e a cantora lírica Masami Ganev são as atrações principais do Concerto de Santo Ivo, agendado para 1° de outubro, às 19h30, no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis. O evento anual arrecada recursos para a Escola de Música do Mosteiro Santo Ivo, que oferece aulas semanais gratuitas de piano, violão clássico e violino a alunos de diferentes idades e condições sociais. Coordenada pelo padre Luiz Harding Chang, funciona junto à Igreja São João Batista, no bairro Agronômica.

A Mix, marca da Duas Rodas que é referência em confeitaria, está na 4ª edição da FEAL – Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Operadores de Alimentação, que encerra nesta sexta-feira (25) em Florianópolis (SC). Só em 2025 a empresa desenvolveu 50 novos produtos voltados para negócios de alta rotatividade, que exigem qualidade, custo-benefício e escalabilidade. O mercado de confeitaria registra um crescimento médio de 5,5% ao ano, segundo a agência de pesquisa de mercado Euromonitor.