
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) contra o Programa Estadual de Escolas Cívico-Militares criado pelo governo de Santa Catarina por meio do decreto 426/2023. O Instituto Humaniza Santa Catarina e o Sinte/SC, que não têm legitimidade constitucional para entrarem com esse tipo de ação, figuram como “amicus curiae” no processo, protocolado no último dia 24 de abril e que foi distribuído para o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal. O Estado conta atualmente com 10 escolas cívico-militares e em janeiro o governador Jorginho Mello (PL) anunciou a implantação de mais cinco unidades, nas cidades de Araranguá, Curitibanos, Ibirama, Itajaí e Mafra.
MACONHA – Projeto de lei protocolado pelo vereador Gilliard Torquato (PL) proíbe a participação de crianças e adolescentes em desfiles e manifestações relacionados à Marcha da Maconha e eventos que façam apologia ao consumo de drogas ilícitas. Ficariam fora da restrição, no entanto, os eventos ou reuniões que tratem do uso medicinal do Canabidiol.
TAPEÇARIAS – Abre nesta quarta-feira (30), no Paradigma Cine Arte, a exposição “As Catarinas e suas tapeçarias”. Dentro da programação do Floripa Quilt 2025, o projeto apresenta retratos e composições inspiradas na história de Dona Francisca, irmã de Dom Pedro II, representados em tapeçarias feitas em tear vertical. A exposição é gratuita e pode ser visitada diariamente até o final de maio, das 10h às 21h.

Os empresários Martins Filho e Rafael Albano Spiller abrem em junho a Pepe Pizzeria Napoletana, nova operação comercial do MULTI Open Shopping, empreendimento consolidado no Rio Tavares. “Queremos fazer com que os clientes que já tiveram a oportunidade de viajar para a Itália possam recordar os bons momentos e apresentar, para quem é fã da gastronomia italiana, uma pizza de qualidade”, afirma Martins. Foto: divulgação