Saiba como foi o almoço onde Adriano Silva debateu renúncia e ser vice de Jorginho Mello

Jorginho Mello e Adriano Silva
Jorginho Mello e Adriano Silva devem fechar parceira em novo encontra em Florianópolis nesta quinta-feira (22)

Eram 15h30 quando a reunião do prefeito de Joinville Adriano Silva com a cúpula do partido Novo no badalado restaurante Santa Mistura terminou. A longa conversa, marcada em sigilo, escreve um novo rumo na política de Santa Catarina e principalmente na história política de Joinville. Adriano saiu convencido de que o melhor caminho é renunciar em abril deste ano e lançar-se para a eleição em outubro. O mais surpreendente é o destino. Ao contrário do que muitos esperavam, a decisão do partido não foi pela candidatura própria ao governo do Estado, mas aceitar o convite quase que irrecusável de ser candidato a vice na chapa do governador Jorginho Mello.

Eram três as possibilidades. Havia uma ala que defendia um coligação com o PSD, retribuindo a bem-sucedida parceria na reeleição de Adriano Silva à Prefeitura. A outra possibilidade era o convite, feito de forma clara pelo governador Jorginho Mello. A vaga de vice para Adriano Silva, descartando o MDB e criando uma chapa que já surge como a grande favorita. A terceira é ele mesmo ser candidato ao governo. Porém, a decisão de renunciar já é uma certeza.

Jorginho está articulando uma união das direitas em Santa Catarina. O prefeito de Joinville como vice, com Carlos Bolsonaro e Caroline de Toni ao Senado. Uma chapa genuinamente de direita. Descarta com isso o MDB e o senador Esperidião Amin. Ainda há jogo com o PSD liderado por Eron Giordiani e principalmente pelo deputado Júlio Garcia.

Na reunião em Joinville  pode-se destacar a presença de Odair Tramontin de Blumenau (candidato a governador na última eleição), alguns vereadores (entre eles Érico Vinícius) e também o deputado estadual Matheus Cadorin. Mas tinha mais gente e outros torcendo do lado de fora para uma solução que pode beneficiar a campanha de muita gente. 

O anuncio oficial ainda não surgiu. Nesta quinta-feira (22), às 10 horas, Adriano Silva estará com o governador Jorginho Mello no Palácio da Agronômica em Florianópolis. Anunciarão convênios, aparecerão juntos em fotos e podem revelar uma grande parceria que envolve o Hospital São José. 

Nesta quinta-feira (22), Adriano concederia entrevista para o programa Ponto de Partida, da 89 FM, que eu apresento. A entrevista foi desmarcada oficialmente às 16 horas. 

Como fica?

Adriano renuncia o cargo da prefeitura em abril. Quem assume é a vice-prefeita Rejane Gambin, que era cogitada como candidata a deputada federal. Foi batido o martelo de que o vereador Érico Vinícius assume a função de pré-candidato a Câmara Federal. O deputado estadual Matheus Cadorin e o vereador Neto Petters são os pré-candidatos à Assembléia Legislativa. 

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.