Aeroporto de Florianópolis é eleito o melhor do país pela quinta vez consecutiva

Aeroporto Internacional de Florianópolis
Foto: Ricardo Wolffenbüttel, divulgação

O Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz foi eleito pela quinta vez consecutiva o melhor aeroporto do país na premiação promovida pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). O terminal  obteve a maior média de satisfação geral dos passageiros, independentemente da categoria, entre os 20 maiores aeroportos pesquisados ao longo de todo o ano de 2024. Florianópolis alcançou a nota 4,72, em uma escala que vai de 1 a 5.
O aeroporto de Santa Catarina foi o único com média decimal acima de sete, entre todos os pesquisados. Em segundo lugar no ranking, aparece o de Vitória, também administrado pela Zurich Airport Brasil, com a nota 4,63. A cerimônia de premiação da décima edição do “Aviação + Brasil” aconteceu na noite de terça-feira (27) em Brasília e reconheceu os aeroportos que se destacaram na qualidade dos serviços prestados aos passageiros. Ao todo, foram ouvidos cerca de 99 mil usuários. Essa é a quinta vez que Florianópolis fica com o prêmio. Em 2020, 2021, 2022 e 2023 o aeroporto também foi escolhido como o melhor do Brasil na avaliação dos passageiros.
Os serviços relacionados ao ambiente aeroportuário foram os mais bem avaliados pelos passageiros em Florianópolis. O item localização e deslocamento foi o destaque, com nota 4,70, também na escala que vai de 1 a 5.  Nele, o passageiro opina sobre a sinalização, a disponibilidade de painéis de informações de voo e a acessibilidade do terminal.
Além disso, conforto térmico e acústico, qualidade da internet, manutenção e limpeza do terminal, disponibilidade de assentos e tomadas também foram responsáveis pelas boas avaliações relacionadas ao ambiente aeroportuário.
“Esse reconhecimento comprova a consistência do trabalho que desenvolvemos e reafirma nossa capacidade de entregar ao passageiro a melhor experiência”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, que acompanhou a premiação em Brasília e recebeu os dois troféus para Florianópolis: Melhor Aeroporto do Brasil e melhor aeroporto na categoria até 5 milhões de passageiros. Os entrevistados avaliaram 20 itens de infraestrutura, atendimento e serviços, que envolvem a experiência do passageiro e englobam processos aeroportuários, como inspeção de segurança e serviços como Wi-Fi, limpeza, conforto térmico, disponibilidade de tomadas e avisos sonoros aos passageiros.

MARINA
Mesmo com diversas manifestações do Ibama pela competência estadual para o licenciamento do Parque Urbano e Marina da Beira Mar Norte, a 6a Vara Federal de Florianópolis ainda não decidiu pela extinção do processo movido pelo MPF. Em vez disso, alegando a “complexidade” do caso, o juiz Marcelo Krás Borges designou nova audiência de conciliação para o dia 6 de junho.

MEMÓRIA DA UFSC
Integrantes da primeira turma de engenheiros mecânicos da UFSC, formados em 1966, divulgaram um manifesto em “total e irrestrito apoio” à manutenção da homenagem a João David Ferreira Lima. “Nos causa profunda indignação a proposta de apagar o nome daquele que foi o grande idealizador e responsável pela criação do campus universitário”, afirmam no documento. Eles descrevem Ferreira Lima como um “reitor visionário”.
“Com coragem e competência, liderou a transformação da UFSC de uma pequena instituição isolada em uma universidade com campus próprio, estrutura robusta e foco no desenvolvimento de Santa Catarina. Foi ele quem plantou as sementes do que hoje é o Centro Tecnológico, motor do desenvolvimento científico, tecnológico e industrial do nosso Estado”, registram. “Mudar o nome do campus é desrespeitar a história, a memória e o legado de quem construiu a UFSC. A história não se apaga. A história se preserva. Se honra”, enfatizam.

NAUFRÁGIO
Abre nesta quinta-feira (29), às 19h, na Fundação Cultural Badesc, a mostra “Autoficção enquanto naufrágio”, dos artistas Cosme S., Eco Zazu, Isadora Nicoladeli e Leonardo Sanchez. Pinturas, desenhos e animações digitais, fazem parte da mostra, que pode ser conferida no espaço Fernando Beck até 17 de julho. A fundação fica na rua Visconde de Ouro Preto, 216, centro de Florianópolis.
IRONMAN
Destaque nacional em competições esportivas ao ar livre, Florianópolis recebe neste domingo (1º) mais uma edição do Ironman Brasil, que vai ter a participação de cerca de dois mil triatletas, entre amadores e profissionais, de 33 países. A concentração inicial e final será em Jurerê Internacional, com largadas a partir de 6h45.

PREVIDÊNCIA
A Celos, operadora de planos de previdência e saúde com sede em Florianópolis, agora faz parte da diretoria nacional da Anapar. Leandro Nunes da Silva, diretor administrativo-financeiro da instituição, foi eleito para a diretoria de imprensa da entidade, que representa participantes de fundos de pensão e autogestões em saúde em todo o país.

NOVO
Será realizado em Florianópolis no próximo dia 19 de julho o 6º Encontro Estadual do Novo. O partido espera reunir mais de mil pessoas, com palestras do ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol; do deputado federal Marcel Van Hattem; do senador Eduardo Girão; e do presidente nacional, Eduardo Ribeiro. O comentarista político Caio Coppolla vai falar sobre o tema “O Brasil que dá certo começa aqui”. O evento será no Oceania Park Hotel & Convention Center, em Ingleses. Os ingressos estão disponíveis pelo site do partido.

PERIGO
O projeto Limpeza dos Mares promoveu, nesta terça-feira (27), o primeiro dia da ação educativa “Operação Oceano em Perigo” no Cineshow do Beiramar Shopping, em Florianópolis. Voltada a estudantes da rede pública da Grande Florianópolis, a programação incluiu uma apresentação lúdica sobre educação ambiental e a exposição “O lixo que ninguém vê”, com resíduos reais retirados de praias, rios, costões e do fundo do mar. Nesta quinta-feira (29), às 9h30, tem mais uma edição.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing