Alesc celebra os 259 anos de fundação do município de Lages

Os 259 anos de fundação do município de Lages foram celebrados na noite desta quarta-feira (26) em uma sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A solenidade aconteceu no Teatro Marajoara e reuniu lideranças políticas, empresários e representantes da sociedade civil da região Serrana. Na ocasião, também foram destacadas pessoas e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do município.

Na abertura, um vídeo institucional apresentou a trajetória de Lages, desde a fundação, ainda no século 18, como ponto de passagem de tropeiros que cruzavam o Sul do país, até os dias atuais, em que se consolidou como uma das principais cidades catarinenses, com forte presença na agropecuária, serviços e turismo. A apresentação prestou um tributo à relevância histórica, cultural e econômica do município, que comemora sua fundação oficial no dia 22 de novembro de 1766 e atualmente conta com cerca de 165 mil habitantes.

Em sua fala, o deputado Lucas Neves (Podemos) destacou o ineditismo da homenagem prestada pela Assembleia Legislativa, da qual foi o proponente.

“Esta é a primeira sessão solene que homenageia um aniversário de Lages. E acontece justamente neste ano, em que a gente completa 259 anos de uma história que orgulha a todos nós lageanos. Uma história que tem no seu povo e na sua gente a sua grande força. E nada mais justo do que a Assembleia Legislativa, a casa do povo catarinense, a casa de leis do estado de Santa Catarina, vir hoje aqui, com toda a sua estrutura, honrar a história de Lages, suas instituições e entidades que fizeram e continuam fazendo parte da nossa história.”

Também representante de Lages, o deputado Marcius Machado (PL) destacou a importância da cidade para o estado.

“Lages é muito significativa para a Serra Catarinense, para Santa Catarina. Grandes líderes saíram daqui e esta sessão solene é de grande relevância para que a gente possa mostrar as nossas potencialidades e o que nós temos de melhor.”

Orgulho lageano e união de esforços
Fazendo a ressalva de que poderia ser qualificado como bairrista, o presidente da Câmara Municipal de Lages, vereador Maurício Batalha Machado (Podemos), apontou Lages como a melhor cidade de Santa Catarina e do Brasil, por “possuir as melhores empresas, as melhores instituições de ensino, os melhores hospitais e o melhor povo”. Nesse sentido, disse, o povo lageano deve se orgulhar e acreditar no seu potencial.

“Então, nós somos um povo que precisa acreditar mais. Nós temos potencial, nós temos capacidade. Nós temos como fazer Lages cada vez melhor. Vamos celebrar juntos esses 259 anos. Com o orgulho da nossa cidadania, da nossa Lages, da nossa Princesa da Serra. Com muita esperança e muito trabalho no nosso futuro.”

Uma das homenageadas da noite, a prefeita de Lages, Carmen Zanotto (Cidadania), falou da união de esforços e parcerias que vêm possibilitando a realização de obras e ações esperadas pelo município, entre as quais citou a retomada de voos regionais e a reabertura do terminal ferroviário.

Ela também conclamou a população local a continuar trabalhando para a construção de um futuro melhor para o município.

“Será com a força, a coragem, o trabalho de cada homem e cada mulher desse município que nós vamos fazer da nossa Princesa da Serra aquilo que cada um deseja para o seu filho. Uma cidade forte, uma cidade com educação de qualidade, uma cidade com emprego e renda, uma cidade que a gente tenha cada vez mais orgulho de viver.”

Homenageados

  • Município de Lages
  • Carmen Zanotto, prefeita de Lages
  • Câmara Municipal de Lages
  • Associação Empresarial de Lages (ACIL)
  • Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages (CDL)
  • Sindicato Rural de Lages
  • Sindicato das Indústrias de Serrarias, Tanoarias e Carpintarias de Lages (Sindimadeira)
  • Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos
  • Hospital Nossa Senhora dos Prazeres
  • Hospital Infantil Seara do Bem
  • Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac)
  • Centro Universitário Facvest (Unifacvest)
  • Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV/Udesc)
  • Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae de Lages)
  • Associação Lageana de Cultura e Arte Tradicionalista (Alcat)
COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit