
Queda de Cabelo, algo visto como normal entre as mulheres, pode ser uma doença.
Época do ano ou até mesmo apenas falta de vitamina. Essas são as falas frequentes principalmente entre mulheres em relação à queda de cabelo. Mas alopecia é mais do que apenas uma simples queda de cabelo: é uma doença. Buscando debater o assunto e levar informação a população, a deputada estadual Dirce Heiderscheidt (MDB) propôs, por meio da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a realização de um seminário.
O primeiro Seminário Catarinense sobre Alopecia Feminina: Não é só cabelo – ocorre no dia 3 de julho de 2025 no auditório Antonieta de Barros, a partir das 8h30. “A queda de cabelo afeta diretamente a autoestima feminina, podendo causar ansiedade, depressão e isolamento social” comenta de deputada.
O evento terá a partição de profissionais renomados que debaterão o assunto. Estima-se que até 40% delas apresentarão algum grau de alopecia androgenética até os 50 anos. No Brasil, estudo recente encontrou prevalência de 32,3% de alopecia androgenética em mulheres adultas. 12% das mulheres entre 20 e 30 anos já apresentam sinais iniciais de alopecia (Camacho-Martínez, 2001). Após a menopausa, a prevalência de alopecia androgenética pode atingir até 55% das mulheres entre 60 e 70 anos (Blume-Peytavi et al., 2011).
O evento é gratuito e terá certificação pela Escola do Legislativo. As inscrições podem ser efetuadas pelo site https://eventos-escola.alesc.sc.gov.br/login/?next=/event/20/register/.
Dúvidas e informações pelo telefone 48 99972 2043
Confira a programação:
8h30 – credenciamento
9h – abertura oficial
10h – Palestra: Desvendando as Alopecias – Dra Mariana Mello Bonilha
11h – Palestra: o transplante Capilar nas Alopecias – Dr Mohamed Najmeddine
13h – recredenciamento
13h30 – Palestra: Alopecia Tem Tratamento – Dra Aline Falci Loures
14h30 – mesa redonda: queda de cabelo x saúde emocional – Dra Shauanna Pastega Bauer e Andréa Paula Bernardo
15h30 – Palestra: Tricologia na prática (exames com participantes do evento) Dra Simone Correa