Para reduzir a busca por atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Prefeitura de Florianópolis começou a disponibilizar atendimento de saúde bilíngue para turistas estrangeiros durante a temporada, por meio do Alô Saúde Floripa. A iniciativa integra a Operação Verão e estará disponível entre os dias 16 de dezembro e 27 de fevereiro, período de maior movimentação na Capital.
Na temporada do ano passado, o serviço realizou 2.117 atendimentos a turistas, sendo 173 bilíngues. Segundo a prefeitura, além de oferecer suporte qualificado aos visitantes, a estratégia tem como objetivo reduzir a sobrecarga nas unidades de saúde do município. Mesmo com a ampliação do serviço para turistas, os moradores de Florianópolis continuam tendo acesso ao tele atendimento.
Turistas que falam inglês ou espanhol poderão acessar o serviço via WhatsApp, onde será feita a triagem e quando necessário, teleconsulta médica por vídeo nesses idiomas. Para turistas que falam português, o Alô Saúde Floripa segue disponível durante todo o ano, por telefone, aplicativo ou internet. O atendimento funciona gratuitamente pelo 0800 333 3233 24 todos os dias da semana, 24 horas por dia.
A prefeitura informou que durante o atendimento, o visitante realiza um cadastro temporário para uso do SUS no município e é atendido por profissionais de saúde capacitados, que podem fornecer informações, avaliar sintomas, promover assistência em saúde, realizar teleconsulta médica por vídeo ou encaminhar para atendimento presencial, quando necessário. Caso haja prescrição de medicamentos, a receita é enviada por e-mail e SMS.
“Nossa orientação é que, antes de procurar uma unidade presencial, turistas e moradores entrem em contato com o Alô Saúde. Isso permite o direcionamento adequado para cada caso e, em muitos atendimentos, a resolução da demanda ainda durante a ligação, com mais agilidade e eficiência”, afirma o secretário municipal de Saúde, Almir Gentil.
O post ‘Alô Saúde Floripa’ começa a oferecer atendimento bilíngue 24 horas para turistas apareceu primeiro em Maga Stopassoli.




