A convite do Centro Nacional de Inteligência da Espanha (CNI), através do Centro Criptológico Nacional (CCN), o senador Esperidião Amin está representando o Senado Federal, no evento “Gobernar y compartir, lasclaves del éxito en ciberseguridad”, no Panamá. Trata-se do maior evento de Cibersegurança da Espanha. O encontro reúne os principais protagonistas da área para apresentar os riscos, ameaças e tendências do ciberespaço. Na última edição deste evento, realizado em 2023 na República Dominicana, estiveram presentes representantes de 32 países.
Se nós pudéssemos construir os elementos fixados, elementos básicos de um máximo denominador comum para uma legislação internacional que dê eficácia e traga eficácia às defesas da ciberseguridade, seria uma grande contribuição deste encontro. A busca de elementos constitutivos, partes integrantes do máximo denominador comum para uma legislação supranacional, cujo título seria uma convenção, máximo denominador comum, é a palavra chave para este momento – disse o senador em exposição.
A discussão sobre a segurança cibernética é muito importante, já que estamos falando da proteção da nossa privacidade, nossas informações pessoais e financeiras, nossas empresas e nossa infraestrutura crítica. A conscientização e a adoção de medidas de segurança são essenciais para mitigar as ameaças cibernéticas em constante evolução.
O senador retorna nesta sexta-feira ao Brasil.