
O senador Esperidião Amin (Progressistas) aproveitou o Seminário Estadual de Vereadores e Servidores de Câmaras Municipais, realizado nesta semana na Alesc, para pedir o esforço da presidente da Uvesc, Marcilei Vignatti (União) e dos vereadores que passarão a integrar a federação União Progressista (UP) no fortalecimento do projeto. O casamento de quatros anos das siglas deve ser consolidado no próximo dia 19, em Brasília.
A federação em Santa Catarina será comandada pelo deputado federal Fábio Schiochet (União), que também participou do encontro de vereadores e servidores.
“A federação é uma forma dos partidos se fortalecerem e ajudarem o Brasil a avançar em matéria de governabilidade e de nitidez da oposição. Vai ser um bom exemplo para o Brasil e eu espero que dê certo”, disse o senador.
Ainda segundo Esperidião, a formação de uma federação em um país que tem tantas e tantas siglas significa também “favorecer a coexistência, a convivência e a compreensão de quem pensa diferente de nós”.
Amin será o nome da federação para disputar uma vaga no Senado nas próximas eleições.
Amin faz referência a Luiz Henrique da Silveira
Durante a sua fala, o senador também reconheceu no seu ex-adversário político, Luiz Henrique da Silveira (in-memoriam) o legado de um governador que “deixou história em Santa Catarina” e destacou a descentralização como um instrumento que “significa crescer”, fazendo referência à expansão do terminal portuário de Joinville.