Antídio Lunelli diz que não será candidato a governador e defende fortalecimento do MDB em 2026

Incluído como alternativa para a disputa pelo governo do Estado em duas pesquisas eleitorais divulgadas esta semana, o deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) resolveu estancar os rumores pela raiz. Em nota oficial, garantiu que não será candidato a governador em 2026 e defendeu que a próxima disputa é o momento de fortalecer o MDB.

Foto: Bruno Collaço / Agência AL.

Antídio Lunelli relembrou o projeto de 2022, quando renunciou à prefeitura de Jaraguá do Sul com o objetivo de disputar o governo estadual. Na época, acabou derrotado na convenção estadual do MDB, que aprovou a indicação do apoio ao então governador Carlos Moisés (Republicanos) e a indicação do ex-prefeito joinvilense Udo Döhler para a vaga de candidato a vice-governador.

Lunelli afirmou que se o MDB-SC estivesse unido em torno um de projeto consistente, poderia colocar seu nome novamente à disposição.

– Diante da divisão interna que se mantém, optei por focar na minha reeleição à Assembleia Legislativa e no fortalecimento do MDB – explica o deputado estadual.

No dia16 de junho, a Gazeta do Povo divulgou pesquisa com cenários para o governo do Estado e o Senado. Lunelli apareceu em quarto lugar, com 3,2% das intenções de voto. Na quarta-feira, foi a vez do site O Antagonista divulgar pesquisa do IPC em que o emendebista é citado por 2,7% dos eleitores entrevistados.

Embora tímidos, os percentuais de Lunelli na disputa ajudariam a construir a possibilidade segundo turno na disputa que incluiria o governador Jorginho Mello (PL), o prefeito chapecoense João Rodrigues (PSD) e o ex-deputado federal Décio Lima (PT), presidente do Sebrae nacional.

Leia a íntegra da nota de Antídio Lunelli

Em respeito aos catarinenses e à militância do MDB, esclareço que não sou pré-candidato ao governo do Estado em 2026.

Em 2022, percorri Santa Catarina de ponta a ponta. Renunciei à Prefeitura de Jaraguá do Sul e me coloquei à disposição do MDB como pré-candidato ao governo, acreditando que poderíamos apresentar um projeto sólido, de resultados e alinhado aos anseios da sociedade. No entanto, na reta final, fui preterido por uma aliança com o então governador Carlos Moisés — uma decisão que, como se provou, estava fadada ao fracasso.

Fui traído por pessoas que até então considerava próximas. Ainda assim, com coragem e compromisso com Santa Catarina, decidi disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. Fui eleito com 75.500 votos, tornando-me o terceiro deputado estadual mais votado do Estado.

Todo esse processo foi extremamente desgastante. Mesmo assim, jamais deixei de contribuir com o MDB. Tenho viajado por diversas regiões, conversado com as bases, incentivado novas lideranças e construído pontes. Acredito que o foco neste momento deve ser a construção de nominatas fortes para a eleição proporcional, com um olhar para o futuro. O MDB precisa se preparar para voltar a ser protagonista em Santa Catarina.

Se o partido estivesse unido em torno de um projeto consistente, eu não hesitaria em novamente colocar meu nome à disposição para uma disputa majoritária. Mas, diante da divisão interna que se mantém, optei por focar na minha reeleição à Assembleia Legislativa e no fortalecimento do MDB.

Sobre uma possível aliança do MDB nacional com o presidente Lula, minha posição já é pública: sou totalmente contrário. E essa também é a posição da ampla maioria dos emedebistas catarinenses. Tenho convicção de que o bom senso prevalecerá e que, em 2026, o MDB estará do lado oposto ao PT no plano nacional.

Por fim, é importante lembrar que não é exclusividade do MDB ter representantes no governo federal. Diversas siglas que aqui em Santa Catarina estão no campo da direita ocupam espaços em Brasília, mesmo em desacordo com o posicionamento que adotam nos Estados.

Reafirmo meu compromisso com os catarinenses, com a boa política e com um MDB forte, transparente e alinhado com os verdadeiros valores da nossa gente.

Antídio Lunelli
Deputado Estadual – MDB

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit