Em resposta a um pedido protocolado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil em SC (IAB-SC), a Fundação Catarinense de Cultura emitiu um parecer técnico recomendando o tombamento do prédio da antiga rodoviária de Florianópolis como patrimônio estadual.
O documento é assinado pelo historiador Fábio Andreas Richter, historiador da Diretoria de Patrimônio Cultural da FCC. No texto, ele considera “a importância da arquitetura moderna no processo de desenvolvimento urbano de Santa Catarina”. Segundo Richter, o imóvel construído entre 1957 e 1959 com o objetivo inicial de ser um mercado público, “está diretamente vinculado à busca pela melhoria da constituição urbana de Florianópolis, além de constituir um espaço de oferta de bens e serviços necessários à população da metrópole”.
Esse objetivo, de acordo com o especialista, “permaneceu mesmo após a mudança de sua função original, para a de rodoviária, função que por sua vez seria posteriormente transferida aoTerminal Rita Maria, prédio no estilo brutalista, uma outra vertente da arquitetura moderna”.

A prefeitura de Florianópolis iniciou a demolição da antiga ponte da Lagoa da Conceição. Durante os trabalhos, que devem durar 10 dias, a navegação fica interrompida no canal entre a Lagoa de Baixo e a Lagoa do Meio para todos os tipos de embarcações, inclusive jet skis. Foto: Andy Puerari, divulgação
CÓDIGO DE OBRAS
A Câmara de Florianópolis realiza nesta quarta-feira (22) uma audiência pública sobre o projeto da prefeitura, protocolado em junho, que altera o Código de Obras da cidade. De acordo com a vereadora Manu Vieira (PL), autora do requerimento, o objetivo é garantir participação popular e reduzir o risco de questionamentos judiciais. Ela lembra que em 2021, em meio à pandemia, foi aprovada uma revisão do Código de Obras sem audiencias públicas, o que motivou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade do MPSC. O Tribunal de Justiça acatou o pedido, declarando a lei inconstitucional e estabeleceu um prazo de um ano para seus efeitos cessarem, prorrogado posteriormente a pedido da prefeitura. A audiência será às 19h no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa.
CONEXÃO SUÉCIA 2025
O Sindicato dos Engenheiros no Estado de Santa Catarina (Senge-SC) e o Projeto Conexão Suécia promovem de 28 a 30 de outubro a Semana Conexão Suécia, iniciativa que celebra os 10 anos da parceria entre instituições catarinenses e suecas. O evento, em Florianópolis, Itajaí e Joinville, reunirá especialistas, empresas, universidades, diplomatas e representantes governamentais em uma programação que destaca o estilo nórdico de inovação, com foco em construção em madeira, educação e indústria.
Intercâmbio – Criada em 2015, a Conexão Suécia consolidou-se como uma plataforma de intercâmbio de conhecimento e experiências entre Brasil e Suécia, promovendo missões técnicas, pesquisas conjuntas e formação de engenheiros e gestores públicos. A iniciativa tem o apoio da Embaixada da Suécia no Brasil, do CREA-SC e de diversas instituições parceiras brasileiras e suecas. Informações e inscrições pela página oficial do Senge.
PRODUTOS ILÍCITOS – Os vereadores de Florianópolis aprovaram em primeira votação, na sessão desta segunda-feira (20), o projeto que cassa alvarás de estabelecimentos que forem flagrados comercializando produtos ilícitos. A proposta foi uma iniciativa da vereadora Manu Vieira e da ex-vereadora Mônica Duarte.