logo-branco.png

7 de setembro de 2024

Apartamentos compactos foram os que mais valorizaram em Florianópolis em 2023

Os imóveis residenciais com até 30 metros quadrados, os chamados studios, foram os que mais valorizaram em Florianópolis em 2023. O preço por metro quadrado para esse tipo de unidade subiu 18,9% no último ano, atingindo a média de R$ 12,6 mil. Os dados estão em um levantamento inédito divulgado pela startup imobiliária Loft.

De acordo com o estudo, em alguns bairros da capital, catarinense o preço do metro quadrado dos chamados apartamentos compactos fica acima da média. É o caso da Trindade, onde o preço por metro quadrado, no último mês, ficou em torno de R$ 14 mil. Para o levantamento, a Loft analisou mais de 100 mil anúncios ativos de apartamentos.

Florianópolis tem uma oferta menor desse tipo de unidade para venda, quando comparada com São Paulo e Rio de Janeiro. Na capital catarinense, os imóveis com até 30 metros quadrados representam menos de 1% dos imóveis à venda. Já no Rio, eles respondem por 2,92% do mercado e em São Paulo por 2,5%.

“Os compactos são uma tendência em ascensão no país, especialmente em grandes metrópoles. Normalmente localizado em áreas centrais, esse tipo de unidade também costuma ser uma porta de entrada para quem deseja comprar um imóvel. Isso porque o preço absoluto de um apartamento com essa metragem tende a ser menor do que o de apartamentos grandes, mesmo o preço do metro quadrado sendo maior”, afirma Fábio Takahashi, gerente de dados da Loft, startup do mercado imobiliário que atua em parceria com as imobiliárias e usa novas tecnologias para facilitar a compra, a venda, o financiamento e o aluguel sem fiador.

________________________________________________________________________________________________________________
Segundo pesquisa, preço do metro quadrado dos studios subiu 18,9% no ano passado em Florianópolis. Foto: Leonardo Sousa, divulgação, PMF

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing