Pronampe: impulso para os pequenos negócios em SC. Por Ari Rabaioli

Presidente do Badesc, Ari Rabaioli faz uma avaliação sobre os efeitos do programa de crédito Pronampe em Santa Catarina

Por Ari Rabaiolli

O Programa Estadual de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Catarinenses (Pronampe Santa Catarina) tem por objetivo fomentar o ambiente de negócios e a elevação da produtividade e da competitividade dos empreendedores catarinenses.

Cabe ao Badesc, enquanto Agência de Fomento do Estado, disseminar esses recursos para o maior número de empresas. Para isso, investimos em tecnologia e ampliamos nosso alcance operacional, firmando convênios com cooperativas de crédito que atendem a todas as regiões.

Uma característica notável do Pronampe é sua divisão em modalidades específicas: Mulher, Geral ou SC e Inovação. Essa abordagem segmentada atende às diferentes categorias de pequenos negócios de forma mais eficaz.

Pesquisa em andamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em colaboração com o Badesc e o Sebrae/SC, está mapeando a percepção das mulheres empreendedoras em relação à obtenção de crédito em nosso Estado.

Dados preliminares revelam que 82% das empresas de mulheres afirmam que solicitam menos crédito do que necessitam já prevendo uma possível recusa, enquanto apenas 30% dos homens têm essa preocupação.

Por meio do Pronampe Mulher, almejamos reverter essa tendência e assegurar que as empreendedoras tenham a capacidade de assumir riscos para o crescimento e a expansão de suas empresas com maior segurança. Esta linha de crédito contará com juros totalmente subsidiados pelo Governo do Estado.

Esse respaldo financeiro pode ser direcionado para aprimorar o processo de produção, ampliar a base de clientes ou fortalecer estratégias que têm o potencial de impulsionar o desempenho da empresa.

As micro e pequenas empresas desempenham um papel significativo na economia catarinense e contribuem para a geração de emprego e renda de muitas famílias. Por isso, para aquelas empresas que não se enquadram na modalidade Mulher, o Governo criou o Pronampe SC, ou Geral, como também é conhecido e vai conceder subsídio de 40% na taxa de juros. Esta linha será operacionalizada apenas via cooperativas de crédito parceiras do Badesc.

O Pronampe Inovação faz parte de uma série de ações do Governo de Santa Catarina para fomentar o desenvolvimento do setor de tecnologia e inovação, que representa 6% do PIB do Estado. Com essa linha de crédito, as empresas que utilizam modelos de negócios inovadores para a geração de produtos ou serviços ou que se enquadram no regime especial Inova Simples poderão acessar o crédito com subsídio de 50% na taxa de juros.

É louvável ver o governo estadual reconhecendo a diversidade e as necessidades específicas dos empreendedores catarinenses. O compromisso em oferecer apoio financeiro e incentivos para diferentes categorias de micro e pequenos empreendedores é um passo importante na promoção do crescimento econômico inclusivo e sustentável.



Ari Rabaioli é presidente do Badesc.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit